Depois de bater recorde de menor temperatura do ano, Piracicaba tem alerta para onda de calor


Piracicaba marcou 4,2ºC na última terça-feira (27) e tem previsão de 35ºC a partir de segunda (2). Instituto faz alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar até esta sexta-feira (30). Depois de bater recorde de menor temperatura do ano, Piracicaba tem alerta para onda de calor no início de setembro.
Reprodução/Inmet
Depois de uma frente fria que fez os termômetros ficaram abaixo dos 5ºC na última semana de agosto, a região de Piracicaba (SP) tem aviso de perigo potencial para onda de calor, com temperaturas máximas na casa dos 35ºC a partir desta segunda-feira (2), início do mês de setembro.
🌡️O que é: A onda de calor acontece quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve ocorrer entre a partir da próxima segunda (2) e sexta-feira (6).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta sexta-feira (30), tem validade entre o meio-dia desta terça-feira (3) e o mesmo horário a próxima quinta-feira (5).
O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento. Por isso, além do calorão, não deve chover ao longo da semana. Veja no vídeo, abaixo.
Previsão indica sol e calor para esse fim de semana em Campinas e região; veja por cidade
O Inmet emitiu alerta sobre a alta nas temperaturas e classificou a região no primeiro nível, o de perigo potencial. Entenda, a seguir:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Depois de bater recorde de menor temperatura do ano, Piracicaba tem alerta para onda de calor
Claudia Assencio/g1
⚠️De acordo com o comunicado, o calorão acima da média pode trazer riscos à saúde.
A orientação de especialistas nesses casos é se hidratar e evitar praticar exercícios ao ar livre ou exposição ao sol nos horários mais quentes.
Em Piracicaba, a previsão aponta que o calor começa já nesta segunda-feira (2), mas fica mais intenso no fim da semana, com previsão de 35ºC na terça-feira. Não há previsão de chuva ao longo da semana.
Frio
Piracicaba (SP) registrou a menor temperatura de 2024 na manhã do último dia 27 de agosto, quando os termômetros marcaram 4,2ºC por volta das 6h30. As informações são do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). 👇Confira previsão do tempo para a semana ao final da reportagem.
❄️ Ainda segundo o Posto da Esalq que fica nas dependências do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) do campus da USP em Piracicaba, a cidade já tinha batido umas das temperaturas mais baixas do ano no dia 12 de agosto, quando a Estação marcou 4,3ºC.
Centro de Piracicaba visto do alto em dia nublado
Caroline Giantomaso/g1
Temperaturas negativas na década de 50
Conforme a Esalq, esse frio é considerado normal para esta época do ano e não chega perto da menor temperatura já registrada pelo Posto na cidade. Em agosto de 1955, o equipamento chegou a marcar temperaturas negativas, com -2,6ºC.
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar na região de Piracicaba.
Claudia Assencio/g1
Alerta para baixa umidade do ar
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para baixa umidade do ar em todo interior do estado de São Paulo, incluindo as cidades da região de Piracicaba.
O aviso aponta que a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Frente fria em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Veja a previsão para o fim de semana 👇
Sexta-feira (30)
Mínima de 15ºC
Máxima de 33ºC
Céu com muitas nuvens
Sábado (31)
Mínima de 15ºC
Máxima de 33ºC
Céu com poucas nuvens
Domingo (1º)
Mínima de 14ºC
Máxima de 34ºC
Poucas nuvens com possibilidade de geada
Segunda-feira (2)
Mínima de 17ºC
Máxima de 34 ºC
Céu com poucas nuvens
Terça-feira (3)
Mínima de 18ºC
Máxima de 35 ºC
Céu com poucas nuvens
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.