São Gonçalo celebra conquista histórica na saúde pública e proteção ambiental com nova obra de esgoto

Em uma grande vitória para a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento de São Gonçalo, a Águas do Rio entregou, nesta terça-feira (14), uma obra crucial no sistema de esgoto da cidade, impactando diretamente cerca de 30 mil moradores de diversos bairros. A nova infraestrutura representa um marco para a qualidade de vida da população, além de contribuir para a preservação do Rio Alcântara e da Baía de Guanabara.

A intervenção, que vai beneficiar os moradores do Mutondo e de outros oito bairros, como o Galo Branco, Rocha, Antonina, Nova Cidade, Alcântara, São Miguel, Trindade e Estrela do Norte, é uma ação fundamental para a redução da poluição nas águas da Baía de Guanabara. Com a construção de uma rede de 3,5 quilômetros de extensão, sete milhões de litros de esgoto que antes eram despejados diretamente no rio agora serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto São Gonçalo, no Boa Vista.

Esse volume de esgoto, equivalente a três piscinas olímpicas, passará por um processo de tratamento rigoroso, retornando à natureza dentro dos padrões ambientais estabelecidos. A obra não apenas melhora as condições ambientais da região, mas também traz uma série de benefícios para os habitantes da cidade, que deixam para trás os problemas causados pelo mau cheiro, presença de insetos e roedores, além dos riscos à saúde provenientes da água contaminada.

Durante a solenidade de entrega da obra, Diogo Freitas, gerente executivo da Águas do Rio, destacou a importância da iniciativa para a transformação social e urbana do município. 

“Hoje é um marco para a cidade e reflete nosso compromisso com a transformação social e urbana. Nosso propósito é deixar um legado de oportunidades e transformar vidas nas 27 cidades fluminenses onde atuamos. Estamos criando um futuro mais justo e sustentável para todos os moradores e para São Gonçalo como um todo”, afirmou Diogo.

Com a finalização da obra, São Gonçalo avança na busca pela universalização do saneamento básico, um dos principais objetivos da Águas do Rio para o município. Antes da obra, muitas dessas áreas ainda contavam com redes coletoras desconectadas das estações de tratamento, o que contribuía para o aumento da poluição e dos problemas de saúde pública. Agora, com a nova rede e a conexão à estação de tratamento, o sistema de esgoto nos nove bairros se torna completo, com coleta e tratamento adequados.

Além de melhorar a saúde pública e o ambiente, a obra também deve impulsionar a valorização imobiliária e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para a cidade. A Águas do Rio segue trabalhando para que, em breve, todos os moradores de São Gonçalo possam contar com saneamento básico de qualidade, garantindo um futuro mais saudável e sustentável para todos.

“Todo esse esforço está focado em avançar com os serviços de água e esgoto em São Gonçalo, além de alcançar a universalização do saneamento básico na cidade”, concluiu Diogo Freitas.

The post São Gonçalo celebra conquista histórica na saúde pública e proteção ambiental com nova obra de esgoto appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.