TikTok deve derrubar aplicativo nos EUA a partir de domingo

O TikTok deve derrubar o funcionamento do aplicativo nos Estados Unidos a partir de domingo, por conta de uma proibição federal que entrará em vigor. A situação será revertida apenas se a Suprema Corte se movimentar para bloquear a restrição governamental. As infomações são de fontes familiarizadas com o assunto.

O efeito da medida seria distinto do previsto na lei, que estabelece apenas a proibição de novos downloads do TikTok nas lojas de aplicativos da Apple ou do Google, permitindo que os usuários atuais continuem a utilizá-lo por um período.

Pelo planejamento do TikTok, quem tentar abrir o aplicativo verá um pop-up redirecionando para um site com informações sobre a proibição, afirmaram as fontes sob anonimato, já que o assunto não é público. Além disso, a empresa vai oferecer aos usuários a opção de baixar os próprios dados, para que possam guardar as informações pessoais.

A ByteDance e a controladora chinesa do TikTok. A empresa de capital fechado tem cerca de 60% das ações sob detenção de investidores, enquanto fundadores e funcionários possuem 20% cada. Em abril de 2024, o presidente Joe Biden sancionou uma lei determinando que a ByteDance venda os ativos nos EUA até o dia 19 de janeiro de 2025, ou seja, no domingo.

A Suprema Corte demonstrou inclinação para manter a lei na semana passada, apesar dos apelos de Donald Trump e de parlamentares para estender o prazo.

O TikTok e a ByteDance solicitaram pelo menos um adiamento na implementação da lei, argumentando que ela viola a proteção da Primeira Emenda da Constituição dos EUA contra restrições governamentais à liberdade de expressão.

Em um processo judicial no mês passado, o TikTok afirmou que estima que um terço dos 170 milhões de norte-americanos que utilizam seu aplicativo deixaria de acessar a plataforma caso a proibição dure um mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.