Brasileiros reagem à crítica negativa de ‘Ainda Estou Aqui’ feita por jornal francês

ainda estou aqui com fernanda torres

MARIA PAULA GIACOMELLI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Seja em português ou francês, os brasileiros demonstraram revolta com a crítica negativa do jornal Le Monde à “Ainda Estou Aqui” e à Fernanda Torres na obra.

No texto, o jornalista Jacques Mandelbaum afirmou que a atuação da atriz é “monocórdica” e com uma “concentração melodramática” entorno da figura de Eunice Paiva, a quem Fernanda interpreta. O papel fez a atriz ser vencedora na categoria melhor atuação no Globo de Ouro 2025.

Nas redes sociais do veículo, brasileiros pediram respeito nos comentários das últimas publicações. “Mexeu com o Brasil, presta atenção”, disse o perfil @kenzo_75. “Quem vocês pensam que são? Não gostam nem de tomar banho. Quer viver a revolução brasileira na França?”, escreveu Pedro Otavio.

“Ainda estamos aqui. Brasileiro quando se junta não tem para ninguém! Temos a melhor atriz sim”, opinou Paula Nogueira. Já outros evocaram a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e a gastronomia. “Não sabem nem fazer Olimpíadas”, afirmou Gilson Lima. “Pão de queijo é melhor que croissant.”

A invasão de comentários não passou despercebida pelos leitores franceses, que não entenderam o tanto de português por lá.

“Os brasileiros estão perdidos ou o quê”, perguntou o perfil de @adrihalloumi. “Calem a boca dos brasileiros”, pediu @victor_mlin. “Alguém pode me explicar o que está acontecendo nos comentários”, pediu Léo-Paul Bonvalet. “Le Monde, me contrata como moderador do Instagram”, escreveu @anthony.audinho.

Na crítica, o autor da matéria ainda diz que o filme beira uma representação religiosa demais do sofrimento, em comparação com o trabalho de Sônia Braga em “Aquarius” (2016), indicado ao Palma de Ouro do Festival de Cannes naquele ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.