Reforma administrativa será votada em sessão extraordinária nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessão extraordinária, convocada pela presidente Nicole Weber (Podemos), nesta sexta-feira, às 9h30, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, quando aprecia dez projetos. Entre eles está o projeto de reforma administrativa do Executivo, encaminhada pelo prefeito Sérgio Moraes.

Entre os projetos do Executivo está a alteração do artigo 78 da Lei Orgânica, que limita o número de servidores municipais. Outro projeto prevê a alteração da lei complementar que dispõe a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Estágio Probatório; outro altera a lei que dispõe sobre a Comissão Permanente de Processos Administrativos e de Sindicância; a que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do Município.

LEIA TAMBÉM: Secretário da Saúde cita desafios da pasta e cogita mutirão de cirurgias

Também ingressou o projeto de lei que altera a lei que institui a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Santa Cruz do Sul; altera a lei que institui a Unidade Central de Controle Interno; altera a lei que cria o Fundo Municipal de Defesa Civil; altera a lei que dispõe sobre a estrutura administrativa do Município; altera as leis que dispõem, respectivamente, sobre Plano Plurianual e sobre as Diretrizes Orçamentárias, e abre crédito créditos especiais de R$ 38.036.224,83 para custear despesas de diversas Secretarias.

Outro projeto de lei do Executivo prevê a abertura de crédito especial no montante de R$ 2.294.623,15 para custear despesas de várias Secretarias. De autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, ingressou o projeto de lei que estabelece prazo para renomeação de servidor cargo em comissão exonerado.

Reforma Administrativa

A reforma administrativa proposta pelo Executivo regula a estrutura administrativa, promovendo a readequação das competências e da organização do Gabinete do Prefeito, do Gabinete do Vice-Prefeito e das Secretarias Municipais.

As principais alterações propostas são:

  • Secretaria de Administração passa a ser intitulada Secretaria de Administração e Gestão; 
  • Secretaria de Planejamento e Governança passa a ser intitulada Secretaria de Governança e Mobilidade Urbana; 
  • Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária passa a ser intitulada Secretaria de Habitação;
  • Secretaria de Cultura passa a ser intitulada Secretaria de Cultura e Economia Criativa; 
  • Secretaria de Desenvolvimento Social passa a ser intitulada Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão;
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo subdivide-se em: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Secretaria de Turismo;
  • Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana passa a ser intitulada Secretaria de Segurança e Trânsito;

Secretaria de Relações Institucionais e Esporte passa a ser intitulada Secretaria de Esporte e Lazer Está sendo criada a Secretaria de Bem-Estar Animal, que reflete uma meta prioritária da gestão, reconhecendo sua importância na concentração de atos, programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Como órgão autônomo, esta Secretaria terá maior visibilidade e capacidade de implementar ações no âmbito municipal.

LEIA TAMBÉM: Secretário da Fazenda diz que cortes no orçamento da Prefeitura serão necessários

Na justificativa do Executivo, exemplifica que a organização interna de cada órgão será composta por Subsecretarias, Diretorias, Assessorias, Departamentos, Divisões, Seções e Unidades. Destaque-se a criação do cargo de Subsecretário, que terá como atribuições a gestão interna de cada área de Governo, a substituição do Secretário Municipal em ausências eventuais e o suporte técnico e administrativo direto ao Secretariado Municipal.

Além disso, propõe-se a desvinculação do Gabinete do Vice-Prefeito do Gabinete do Prefeito Municipal, tornando-o um órgão autônomo e independente. Amedida busca fortalecer a atuação estratégica do Gabinete do Vice-Prefeito em áreas como Defesa Civil e monitoramento das ações do Plano de Governo.

A concentração da Defesa Civil junto ao Gabinete do Vice-Prefeito pretende facilitar a coordenação de planos de ação, implementar medidas preventivas e desenvolver políticas voltadas à prevenção e à resposta a desastres. Esta proposta é especialmente relevante considerando as enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul em 2024, destacando a importância desse setor no âmbito municipal.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Reforma administrativa será votada em sessão extraordinária nesta sexta-feira appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.