MPDFT oferece material Educativo, campanhas e publicações digitais acessíveis ao público

No site do MPDFT, a população tem acesso ao espaço “Campanhas e Publicações”, que reúne as campanhas de conscientização, cartilhas, guias, manuais, livros,  revistas digitais e outros materiais de interesse público relacionados à atuação institucional. As publicações são voltadas para a defesa dos direitos dos cidadãos e para a efetivação da cidadania, elaborados em linguagem simples e acessível.

Você encontra a página clicando na aba “Comunicação”, localizada no menu lateral esquerdo. O espaço tem o objetivo de promover o acesso da população a informações relevantes e de qualidade. 

Campanhas

As campanhas de conscientização desenvolvidas pelo MPDFT abordam temas sociais relevantes como violência contra a mulher, segurança no trânsito, doação de órgãos, importância da vacinação e muito mais. Cada campanha é acompanhada da lista de notícias publicadas sobre o tema e peças gráficas. Acesse aqui os materiais completos.

Cartilhas, guias e manuais

Os materiais educativos são produzidos por especialistas e trazem diversos temas relacionados à atuação do MPDFT voltada à sociedade. As publicações incluem temas como o direito das vítimas de crimes, direitos humanos, proteção às crianças e adolescentes, proteção às mulheres, proteção aos idosos e às pessoas com deficiência, reconhecimento de paternidade, curatela, meio ambiente, proteção animal, mobilidade urbana e muito mais. Confira  aqui a lista completa. 

Livros

Você sabia que o MPDFT também publica livros? A instituição apresenta obras com temáticas variadas, como o acordo de não persecução penal e a justiça restaurativa; atendimento ao público; direitos humanos; enfrentamento à Covid-19; gestão de pessoas e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Acesse aqui as obras.

Os lançamentos de 2024 incluem “Violência de gênero: violência doméstica contra as mulheres acesso à justiça e às políticas públicas em tempos de crise sanitária e ambiental” e o “Guia de atendimento a pessoas em sofrimento psíquico”. A primeira obra apresenta os resultados do projeto de pesquisa de mesmo nome, realizado para investigar os impactos do distanciamento social no aumento da violência de gênero contra as mulheres no DF e os limites da gestão dos serviços públicos de atendimento às vítimas. Já a segunda orienta as ações de atendimento e acolhimento de cidadãos em condições de adoecimento psíquico.

Podcast “O MP que a gente conta”

O MPDFT também produz o podcast “O MP que a gente conta”, disponível no canal do Youtube da instituição e no Spotify. Mensalmente, o podcast discute, em forma de conversa, assuntos de relevância social relacionados à atuação do órgão. Há sempre um ou mais convidados, variando entre integrantes da instituição e da sociedade. 

O episódio mais recente contou com a participação da promotora de justiça Vanessa Farias, coordenadora do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri/MPDFT), que trouxe questões relativas à atuação do MPDFT na proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Alguns dos temas já abordados foram os direitos da população em situação de rua, o combate ao feminicídio, as consequências da violência sexual na infância, a entrega voluntária de bebês para adoção, o estelionato sentimental, entre muitos outros. 

Revistas

Nessa seção, o leitor pode acessar as revistas produzidas pelo MPDFT, que abordam vários temas de interesse da população. Os lançamentos mais recentes são da Revista Urbanidade, edição de agosto de 2024, e da Revista NaMoral, edição de julho de 2024.

A Revista Urbanidade é um periódico quadrimestral produzido pela Rede Urbanidade, iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), com o objetivo de promover o debate sobre mobilidade urbana sustentável. A produção visa, também, contribuir com o desenvolvimento das políticas públicas da área no DF. 

Integrante do programa de mesmo nome, a Revista NaMoral reúne entrevistas, reportagens e crônicas que tratam da promoção da cultura da integridade e da honestidade nas escolas públicas do DF. O projeto foi criado em 2019 com o objetivo de incentivar comportamentos de autorresponsabilidade e ética entre crianças e jovens como forma de combate à corrupção.

O MPDFT publica, ainda, a Revista Projeto Memória. O periódico costuma ser lançado em datas comemorativas que envolvem a instituição e resgata a história tanto do MPDFT quanto de Brasília e do DF. As matérias contam com a participação de personagens importantes na evolução do MPDFT e dos serviços prestados à sociedade. 

Também estão disponíveis no espaço as edições do MPDFT em Revista, da Revista do MPDFT. Confira aqui os periódicos.

*Com informações do MPDFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.