Mirando 2026, Caiado prepara viagens pelo Brasil e criação de agenda nacional

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), se preparando para a campanha presidencial de 2026, planeja um giro de viagens pelo Brasil a partir deste março, quando deve lançar sua pré-candidatura em Salvador, na Bahia.

Mais de 30 anos após sua primeira tentativa em 1994, Caiado aposta na experiência adquirida ao longo de sua trajetória política, que inclui passagens pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e governo estadual. Sua candidatura à presidência é vista como um “objetivo inadiável” em sua carreira política.

O plano é lançar a pré-candidatura em Salvador, uma das principais bases do União Brasil, partido ao qual é filiado. Em entrevista ao Jornal Opção de 1º de dezembro de 2024, Ronaldo Caiado já havia explicado a razão de a cidade ser o marco zero de sua campanha: “O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), quando era deputado estadual, me deu o título de cidadão baiano, mas eu não pude estar lá para receber. Quando ele foi reeleito, nos encontramos e ele disse: ‘Vou fazer um grande evento para lhe entregar o título, porque no meu mandato todo como deputado eu só dei um título de cidadão baiano que foi o seu, e também eu vou fazer esse pré-lançamento de sua candidatura aqui na nossa capital’.”

A cidade também tem grande importância para a legenda, pois foi administrada por Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) entre 2013 e 2021. Com o anúncio da pré-candidatura, Caiado pretende formar um núcleo de coordenação política para organizar a campanha. Entre os membros do grupo devem estar ACM Neto e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que será responsável por coordenar a elaboração do programa de governo.

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou ao Estadão que o governador de Goiás foca na criação de uma agenda nacional. “Vamos começar com o dever de casa, criando um movimento político consistente. Por isso, vamos a Salvador, estou pedindo para ele ir a Natal, Teresina. E não podemos menosprezar os maiores colégios eleitorais, como Rio e Minas. Temos que ir com tudo nesses estados e construir uma base política sólida”, disse Rueda ao Estadão.

Segundo o dirigente do União Brasil, o objetivo é dar visibilidade e “densidade eleitoral” a Caiado, divulgando suas ideias e destacando seu trabalho como gestor. O partido já contratou pesquisas eleitorais, com uma primeira sondagem prevista para janeiro, e deve anunciar um marqueteiro em breve. Rueda afirmou que as agendas devem se iniciar pelas capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes onde o partido tem prefeitos.

Caiado também está avaliando nomes para uma eventual composição de governo. Entre os nomes sondados, segundo o Estadão, estão a médica Ludhmila Hajjar, o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Erick Figueiredo.

Leia também:

“A autonomia dos Estados está sendo cassada”, diz Caiado sobre novo texto da PEC da Segurança Pública

“O modelo precisa ser mais flexível”, diz Caiado sobre os vetos à reforma tributária

O post Mirando 2026, Caiado prepara viagens pelo Brasil e criação de agenda nacional apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.