Mostra do Filme Livre exibe 170 obras em sessões grátis no CCBB

ccbbsp

BÁRBARA GIOVANI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Começa neste sábado (1º) a Mostra do Filme Livre, festival de cinema focado em produções independentes brasileiras. Em sua 21ª edição, o evento reúne 170 títulos que serão exibidos gratuitamente até o último dia do mês no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central de São Paulo.

Com curadoria de Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna, a programação inclui longas, médias e curtas-metragens divididos em categorias. A Mostrinha Livre, por exemplo, exibe filmes infantis, enquanto a Biografemas tem na lista obras sobre artistas.

Há ainda sessões temáticas como Mundo Livre, com títulos feitos por brasileiros no exterior, e Cena Sampa, espaço para a produção cinematográfica paulista.

“A Queda do Céu”, de Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, e “Para Lota”, de Ricardo Pretti, são longas que compõem sessões da categoria Panorama Livre.

Para assistir aos filmes, é preciso retirar ingressos pelo site ou na bilheteria do CCBB com uma hora de antecedência.

HOMENAGENS

Neste ano, a mostra é dedicada a Sylvio Lanna (1944-2024), diretor que fez parte do Cinema Marginal. O festival também homenageia o cineasta e professor Roberto Moura ao exibir o ainda inédito “Katharsys – Histórias dos anos 80”, longa que levou 30 anos para produzir -e última obra gravada do ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993).

Outras obras de Moura exibidas na mostra são curtas como “O Sabor da Terra”, “Praça Tiradentes” e “Ângela Noite”.

A programação ainda inclui debates, cabines livres, sessões acessíveis e o curso “Das Garagens Para o Mundo”, que trata sobre cinema independente e é ministrado por Marcelo Ikeda, professor da Universidade Federal do Ceará.

Confira a lista de filmes, horários das exibições e classificação indicativa de cada título em mostralivre.com.

MOSTRA DO FILME LIVRE

CCBB – r. Álvares Penteado, 112, Centro, região central.
De 1º a 28/2. Grátis, com retirada de ingressos pelo site ou na bilheteria com uma hora de antecedência. @filmelivre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.