Teatro Sesc Silvio Barbato será reinaugurado com apresentação sensível de Julia Lemmertz

unnamed

Por Maria Rocha – da equipe do JBr

Após uma espera de 10 meses, o Setor Comercial Sul finalmente recupera um de seus maiores símbolos culturais: o Teatro Sesc Silvio Barbato. Sua reinauguração não apenas devolve à cidade um espaço fundamental para as artes, mas também celebra o poder transformador da cultura e o encontro desta com o cotidiano brasiliense. Para marcar essa ocasião especial, o público será presenteado com uma apresentação emocionante da atriz Julia Lemmertz, que dá vida à sensibilidade de Lya Luft na peça “Delicadeza e Compaixão: Fragmentos de Lya Luft”. A premier acontecerá hoje (31/1) e sábado (1º de fevereiro), às 20h, com entrada gratuita.

Com direção de Antônio Gilberto, o espetáculo celebra e rememora a obra de Lya Luft (1938-2021), escritora, poetisa, tradutora e psicanalista que marcou a literatura brasileira com suas reflexões profundas sobre a existência humana, as relações familiares e o papel da mulher na sociedade.

Para Julia Lemmertz, atriz que interpreta a renomada escritora, esse é um trabalho que marca sua carreira. Ao ser questionada sobre o que o público levará para si após o espetáculo, afirma: “Pensar em si, pensar no mundo, nas relações humanas, no tempo, na morte e no que você pode fazer para melhorar o mundo que não é só nosso. Afinal, estamos juntos vivendo essa época distópica. Se olharmos e percebermos que as aflições são comuns, acredito que as pessoas se identificarão com várias partes daquilo que a Lya traz, por ela falar do ser humano, além do desejo de mergulhar em suas obras.”

bispo 3237
Julia Lemmertz interpreta a escritora Lya – Foto: Divulgação/Bispo

Em uma mistura de relatos biográficos e fictícios, o roteiro conta a vida de Lya desde sua infância, suas relações familiares e com a escrita, até iniciar sua jornada como escritora. Fazem parte do roteiro textos sobre as relações humanas, sobre a mulher e o homem na sociedade contemporânea, assim como uma reflexão sobre a nossa existência.

Fragmentos de Lya Luft por Julia Lemmertz

Fomentando ainda mais a cultura do quadradinho, a reabertura do teatro, localizado no Setor Comercial Sul, marca um  importante desenvolvimento do acesso à cultura ao brasiliense. Após uma revitalização de 10 meses, o espaço conta com várias melhorias, como acessibilidade e tratamento do piso do palco, troca do sistema de ar-condicionado e do carpete.

“A escolha do espetáculo “Delicadeza e Compaixão: Fragmentos de Lya Luft” para a reinauguração do teatro reflete a proposta do Sesc-DF de valorizar a literatura e o pensamento crítico por meio das artes cênicas”, destaca o gerente de cultura do Sesc-DF, Leonardo Hernandes.

E essa apresentação será apenas o início. “A programação do Teatro Sesc Silvio Barbato já conta com diversos eventos confirmados para os próximos meses. Os teatros do SESC-DF agora têm uma nova forma de curadoria. Pensada mês a mês, muitas vezes sendo tematizada. Para o mês de março, teremos uma forte presença da produção feminina. No Silvio Barbato, está prevista a realização de um musical que homenageia a cantora Elis Regina. O espaço também receberá o Fórum Distrital de Mulheres no Hip Hop”, adianta Leonardo.

sesc
Teatro, localizado no Setor Comercial, é reinaugurado – Foto: Divulgação/Sesc-DF

Premier de Delicadeza e Compaixão: Fragmentos de Lya Luft 
31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 20h, no Teatro Sesc Silvio Barbato (Setor Comercial Sul, Quadra 02, Edifício Presidente Dutra, Asa Sul. Entrada: franca, com retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão (sujeito à lotação). Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 12 anos. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.