Ian Gouveia sai de terceiro para primeiro no final da bateria do Pipe Pro 2025 e garante vaga no Round 3. John John Florence avança em segundo e Eli Hanneman cai para repescagem.

Ian Gouveia

[media-credit id=21727 align=”alignnone” width=”696″][/media-credit] Ian Gouveia vence pela primeira fase do Pipe Pro 2025.

A bateria mais disputada do Pipe Pro 2025 até o momento foi a de número 6. Todos os três competidores chegaram na casa dos 11 pontos no somatório e o melhor deles foi Ian Gouveia. A virada aconteceu perto do fim e ele superou dois havaianos. O tricampeão mundial John John Florence avançou em segundo lugar e Eli Hanneman caiu para a repescagem. Dia inicial do primeiro evento da elite no ano acontece em ondas lisas de até 5 pés na bancada havaiana localizada no North Shore da ilha de Oahu.

Ian Gouveia foi quem mais surfou na primeira metade da bateria de 30 minutos, porém os tubos que completou não foram tão bons e na melhor oportunidade ele não conseguiu encontrar a saída. Os três foram para Backdoor e a maior nota conquistada foi 2.60 pontos. A primeira atuação dele teve uma rasgada de frontside na esquerda de Pipeline.

John John surfou apenas uma onda nos 15 minutos iniciais. A performance aconteceu aos 6 minutos e ele conquistou 5.83 pontos mesmo errando um forte ataque à junção na saída do canudo. O também havaiano Eli Hanneman não pegou nenhuma onda na metade da disputa. O brasileiro assumiu a liderança no 16º minuto. Ian colocou 4.17 pontos no somatório com duas batidas de backside e passou John John, que seguia com apenas uma nota.

Os havaianos surfaram tubos não muito fundos para a direita no minuto seguinte. Eli usou a prioridade e foi primeiro. John John surfou na sequência. O tricampeão mundial também voou com reverse após o canudo. Eli anotou 6.23 e John John 5.67 pontos.

Eli precisava de menos de 1 ponto para assumir o segundo lugar. Aos 18 ele passou por dentro de Backdoor, anotou 3.00 e deixou Ian na necessidade de 5.07 para evitar a repescagem. O brasileiro ficou com a prioridade, mas quem voltar a surfar foi Eli. O surfista de Maui voou de frontside e aumentou a diferença para o brasileiro (5.20), que passou a buscar no mínimo 7.26 para avançar.

Ian usou a prioridade a 4 minutos do fim. O brasileiro fez um tubo profundo para Backdoor. O surfista conquistou 7.67 pontos e pulou da última para a primeira posição para vencer a disputa, que terminou com 11.84 para Ian, 11.50 para John John e 11.43 para Eli.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por World Surf League Brasil (@wslbrasil)

“Tudo diferente pra mim esse ano. Realmente seis anos se passaram, então é tudo diferente. Tenho duas filhas, minha esposa… está todo mundo aqui… eu sou um atleta agora, não sou um viajante (risos), então realmente estou super empolgado pra temporada, pra ver o que posso fazer. Sei que estou preparado e que sou capaz de grandes coisas esse ano. Vamos com tudo! Tenho que agradecer a todo meu time, todo mundo que está em casa. O time é grande! Cada um de vocês que me ajudou a estar aqui, vocês sabem quem são. Obrigado a todo mundo que me ajuda, meus patrocinadores, minha família que está aqui, minha família que está no Brasil e é isso, vambora”, diz Ian Gouveia.

Os havaianos competem no Pipe Pro 2025 como convidados. O tricampeão mundial anunciou que terá um ano sabático, porém não recusou o convite para competir na porta de casa. Eli entrou na vaga do lesionado Crosby Colapinto, que fraturou o cotovelo na bancada de Backdoor durante os treinos há algumas semanas.

Pipe Pro 2025

Masculino

1 Seth Moniz (HAV) 12.06 x Edgard Groggia (BRA) 8.73 x Yago Dora (BRA) 8.53

2 Matthew McGillivray (AFR) 10.50 Ethan Ewing (AUS) 9.27 x Jackson Bunch (HAV) 7.34

3 Jack Robinson (AUS) 13.10 x Alan Cleland (MEX) 8.43 x Liam O’Brien (AUS) 8.17

4 Ian Gentil (HAV) 12.90 x Leonardo Fioravanti (ITA) 12.30 x Griffin Colapinto (EUA) 10.93

5 Kelly Slater (EUA) 9.90 x Italo Ferreira (BRA) 8.00 x Samuel Pupo (BRA) 3.90

6 Ian Gouveia (BRA) 11.84 x John John Florence (HAV) 11.50 x Eli Hanneman (HAV) 11.43

7 Jordy Smith (AFR) x Imaikalani deVault (HAV) x George Pittar (AUS)

8 Rio Waida (IDN) x Kanoa Igarashi (JAP) x Joel Vaughan (AUS)

9 Jake Marshall (EUA) x Connor O’Leary (AUS) x Miguel Pupo (BRA)

10 Ramzi Boukhiam (MAR) x Cole Houshmand (EUA) x Deivid Silva (BRA)

11 Filipe Toledo (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Alejo Muniz (BRA)

12 João Chianca (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Marco Mignot (FRA)

Feminino

1 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Sally Fitzgibbons (AUS) x Luana Silva (BRA)

2 Caroline Marks (EUA) x Bella Kenworthy (EUA) x Nadia Erostarbe (ESP)

3 Caitlin Simmers (EUA) x Isabella Nichols (AUS) x Moana Jones Wong (HAV)

4 Brisa Hennessy (CRI) x Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

5 Molly Picklum (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Vahine Fierro (FRA)

6 Gabriela Bryan (HAV) x Sawyer Lindblad (EUA) x Erin Brooks (CAN)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.