Trump realiza primeiro ataque após a posse, na Somália

Donald TrumpFlickr / Gage Skidmore

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (1) que ordenou ataques aéreos militares contra um importante planejador de ataques e outros membros do grupo Estado Islâmico na Somália. Foi o primeiro ataque do novo governo.

“Esses assassinos, que encontramos escondidos em cavernas, ameaçaram os Estados Unidos e nossos aliados”, postou Trump nas redes sociais.

Veja o texto completo de Trump no X, que, em duas horas, recebeu 13 milhões de visualizações:

“Esta manhã ordenei ataques aéreos militares de precisão contra o planejador sênior de ataques do ISIS e outros terroristas que ele recrutou e liderou na Somália. Esses assassinos, que encontramos escondidos em cavernas, ameaçavam os Estados Unidos e nossos Aliados. Os ataques destruíram as cavernas onde eles viviam e mataram muitos terroristas sem, de forma alguma, causar danos aos civis. Nossos militares têm como alvo esse planejador de ataques do ISIS há anos, mas Biden e seus comparsas não agiram rápido o suficiente para fazer o trabalho. Eu fiz! A mensagem para o ISIS e todos os outros que atacam os americanos é: “NÓS IREMOS ENCONTRÁ-LOS E IREMOS MATAR VOCÊS!”

Trump não revelou o nome de nenhuma das pessoas alvo dos ataques. O recém-empossado secretário de Defesa Pete Hegseth disse que os ataques foram realizados nas montanhas Golis, no norte da Somália.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.