Pentágono remove mídia de estações de trabalho na era Trump

Era Trump: Pentágono retira veículos de comunicação de estações de trabalhoIsac Nobrega/PR/Divulgação

O Departamento de Defesa anunciou na sexta-feira (31) à noite que instituirá um novo “programa anual de rodízio de mídia” para a imprensa que atua internamente, removendo vários veículos de comunicação importantes de seus espaços de escritório no Pentágono, em favor de outros veículos.

Além da NBC News, o The New York Times e a National Public Radio devem desocupar os espaços de trabalho. As empresas de mídia souberam da nova diretriz em um memorando, sem serem notificadas individualmente, e um e-mail com uma mensagem que dizia, em parte, “nenhuma informação adicional será fornecida neste momento”.

“Para ampliar o acesso ao espaço limitado do Corredor dos Correspondentes para veículos que não desfrutavam anteriormente do privilégio e do valor jornalístico de trabalhar em um espaço físico de escritório no Pentágono, a partir de 14 de fevereiro de 2025”, escreveu no memorando o porta-voz do Pentágono, John Ullyot. Segundo ele, haverá “um novo Programa Anual de Rotação de Mídia para esses espaços dedicados à mídia”.

A NBC News disse: “Estamos decepcionados com a decisão de nos negar acesso a uma cabine de transmissão no Pentágono que usamos há muitas décadas. Apesar dos obstáculos significativos que isso representa para nossa capacidade de reunir e relatar notícias de interesse público nacional, continuaremos a relatar com a mesma integridade e rigor que a NBC News sempre teve”.

Os novos veículos que estão entrando são a One America News Network — que ocupará o lugar da NBC News — o New York Post, a Breitbart News Network e o HuffPost.

Três dos novos veículos são conservadores, enquanto o HuffPost se inclina para o progressismo.

O HuffPost não tem um correspondente no Pentágono, e o site não solicitou um espaço, disse a porta-voz Lizzie Grams.

“Se o governo Trump e o Secretário Hegseth estiverem interessados ​​em uma cobertura mais contundente de sua administração do Departamento de Defesa pelo HuffPost, estamos prontos para entregar”, disse Grams.

O memorando não incluiu mais detalhes sobre o processo do novo “programa de rodízio”, incluindo como as autoridades escolheram quais canais precisavam desocupar o espaço de escritório primeiro, como os novos canais foram escolhidos e quais são os próximos, e quanto tempo um canal permaneceria sem um espaço de escritório antes de ser transferido de volta para o prédio.

Ullyot observou que os veículos desocupados continuam sendo membros do corpo de imprensa do Pentágono, o que significa que, em parte, eles “poderão comparecer e cobrir briefings e serão considerados para viagens com líderes civis e militares no Departamento, como fizeram anteriormente”.

Em sua primeira coletiva de imprensa esta semana, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que a administração do presidente Donald Trump estava “abrindo a sala de briefing para novas vozes da mídia”. As primeiras pessoas que ela chamou foram Mike Allen, do Axios — um jornalista político de longa data em um site considerado mainstream — e Matt Boyle, do Breitbart, um site conservador.

Leavitt também disse que sua equipe estava trabalhando “diligentemente para restaurar os passes de imprensa dos 440 jornalistas cujos passes foram revogados injustamente pela administração anterior”.

Com informações da NBC News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.