Dragon Ball Daima | Review do episódio 16

Estimated reading time: 7 minutos

Os últimos episódios de Dragon Ball Daima perderam o brilho que o anime tinha no começo ao focar demais em um enredo que não traz nada além de uma história estagnada. No episódio 15, Goku e seus amigos chegaram ao palácio de Gomah, mas eles não foram capazes de passar por meros capangas sozinhos. 

A luta contra os capangas prolongou-se além do necessário e não tivemos nenhuma batalha empolgante ou aventura divertida no meio de tudo isso. O episódio 16 infelizmente segue o mesmo ritmo, com lutas sem graça e nenhum avanço gratificante. No final desse episódio, o anime traz ao menos uma promessa de que algo grande está por vir. 

A Força Militar aparece 

Depois de derrotar as tropas do castelo, o grupo de Goku é encurralado pela elite da Polícia Militar: Kadem, Danima, Hillia, Mashim e Gaimoi. Os 5 se apresentam como o grupo mais forte do castelo, mas eles não passam de uma piada na hora da luta. Suas piadas seriam mais proveitosas, se o episódio 15 não tivesse desperdiçado tanto tempo com aqueles capangas.

O que realmente incomoda nessa cena é ver Goku, Vegeta e Piccolo serem nerfados de uma forma bem exagerada. Podemos ignorar o powerscaling em coisas pequenas, como os personagens enrolarem em uma perseguição ou usarem suas transformações contra um oponente fraco. Entretanto, é difícil ver os guerreiros que derrotaram os Tamagamis serem neutralizados por armas de choque. 

Além disso, já era óbvio que a Força Militar não seria um desafio devido a forma que eles foram apresentados anteriormente. A luta passada prejudicou ainda mais a imagem deles, pois eles não apresentaram nenhuma ameaça igual aos seus subordinados. Vegeta derrotou cada um deles, sem nenhum esforço. A única coisa que poderia salvar a imagem desse grupo seria seu humor, mas o tédio da enrolação se sobressaiu. 

Os episódios passados conseguiram compensar a falta de ação com uma aventura divertida ou uma informação importante, mas nada disso é apresentado nos episódios 15 e 16. Tudo se resumiu a desviar de tiroteios e perseguir Degesu no castelo. 

O Grupo se separa 

Ao entrarem no castelo, o grupo se separa para resgatar Dende e não chamarem tanta atenção. Isso é outra coisa que o episódio não precisava gastar tempo, porque se dividir é uma estratégia bem básica, que deveria ser executada logo no começo. Por exemplo, Goku e Piccolo poderiam ter ido na frente, enquanto Vegeta enfrenta a Força Militar.

Ao invés de se apressarem para salvar seu amigo, eles ficam andando em círculos. Desse modo, parece que a produção fez um enredo qualquer só para o anime ganhar mais tempo. Talvez eles estejam apostando tanto em histórias mais paradas, já que seu público alvo são crianças, que só querem assistir algo divertido. Contudo, os fãs da nossa geração já não têm tanta paciência para algo tão enrolado. 

Degesu é capturado 

O episódio 16 foca no conflito final contra Degesu, e revela qual é a sua verdadeira intenção. Ele sempre agiu como um serviçal leal a Gomah, mas, na verdade, seu plano também envolvia virar o Rei dos Demônios. Vendo que Goku estava se aproximando, ele fez de Dende seu refém para fugir. Embora o anime tenha o apresentado como um grande vilão, a reviravolta de Degesu não tem tanto impacto quanto deveria ter. 

Até o momento, ele não fez nada além de ficar atrás de Gomah e ouvir suas broncas, o que é uma pena, considerando seu potencial para o enredo. O anime poderia desenvolver o personagem por meio de um destaque no seu passado ou sua relação com Shin. A trama dos irmãos Glinds seria um ótimo gancho para levar os dois a uma luta para acertar as contas. Um detalhe simples desse tipo aumentaria a relevância de Degesu, e ainda mostraria o Kaioshin em uma batalha séria. 

Por outro lado, apresentar pequenos sinais de traição também deixaria o personagem mais interessante, assim como Arinsu. Desde o início, ela se destacou com pequenas pistas sobre o seu plano, que deixaram a audiência impressionada com a reviravolta de criar um novo Majin Boo. No fim das contas, Degesu acabou sendo descartado como um capanga qualquer. 

Gomah toma o Terceiro Olho 

Com Dende em segurança, o grupo vai encontrar o Tamagami Número 1, mas eles descobrem que alguém já pegou a última Esfera do Dragão. Logo, Arinsu se apresenta junto de Majin Duu e Kuu, determinada a pegar as esferas restantes. Provavelmente, os irmãos Majins não serão os últimos inimigos dessa aventura, visto que Gomah passa por uma transformação ao tomar o Terceiro Olho. 

Apesar de ser temido como um grande feiticeiro, o vilão não representava nenhuma ameaça aos Saiyajins. Mas, pela prévia do próximo episódio, parece que o Terceiro Olho lhe concedeu um grande poder. Sendo assim, todos os guerreiros devem se unir no fim para enfrentar um inimigo em comum. 

Leia mais sobre Dragon Ball Daima:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Dragon Ball | Criador de Os Padrinhos Mágicos transforma Goku em personagem da série
  • Dragon Ball Daima | Versão cinematográfica recebe sinopse oficial

Devido a uma conspiração, Goku e seus amigos são transformados em crianças. Para consertar as coisas, eles irão para um novo mundo! Começa uma grande aventura com ação intensa e um mundo desconhecido e misterioso. 

O trabalho conceitual surgiu do próprio Akira Toriyama. A obra se passará após os eventos de Dragon Ball Z, e antes do Dragon Ball Super, por isso não contará com alguns elementos apresentados na série mais recente da franquia.

O post Dragon Ball Daima | Review do episódio 16 apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.