Quarteto Fantástico | Tudo sobre H.E.R.B.I.E.

Estimated reading time: 8 minutos

O teaser trailer de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos apresentou um personagem que tem um interessante histórico com a Primeira Família da Marvel: trata-se de H.E.R.B.I.E., o simpático robozinho que vemos cozinhando com Bem Grimm, o Coisa.

Embora não seja tão conhecido quanto outros personagens coadjuvantes das histórias do Quarteto, H.E.R.B.I.E. é bem antigo, datando do final da década de 70, e na verdade suas origens sequer se originam dos quadrinhos. No vídeo de hoje, falamos sobre isso.

O Novo Quarteto Fantástico

HERBIE apareceu pela primeira vez em 1978 como parte da segunda série animada do Quarteto Fantástico, The New Fantastic Four, desenvolvida pela DePatie–Freleng Enterprises depois que a NBC intermediou um acordo entre o estúdio de animação e a Hanna-Barbera. Originalmente, a Hanna-Barbera produziria uma continuação de seu próprio desenho de 1967, mas acabou trocando esse projeto pelo desenvolvimento de uma série animada do Godzilla, que também foi ao ar naquele mesmo ano.

HERBIE foi apenas um dos vários problemas estranhos enfrentados por The New Fantastic Four em seu desenvolvimento inicial. Na época, a Marvel e a Universal haviam licenciado vários personagens dos quadrinhos para possíveis adaptações em live-action para TV e cinema, incluindo o Tocha Humana. Como os direitos de Johnny Storm estavam indisponíveis para a animação, Stan Lee sugeriu à DePatie–Freleng a criação de um novo quarto membro para a equipe, na forma de um robô companheiro semelhante ao R2-D2 de Star Wars.

Inicialmente, a DePatie–Freleng e a Marvel procuraram o artista Dave Cockrum — conhecido na época por seu trabalho nos primeiros anos da lendária fase de Chris Claremont em Uncanny X-Men e co-criador de personagens como Tempestade, Colossus e Noturno — para desenhar o novo quarto integrante da equipe. No entanto, Cockrum aparentemente não gostou da ideia de substituir Johnny e propositalmente enviou designs do robô que eram rudimentares e pouco elaborados. Com isso, o estúdio recorreu ao co-criador do Quarteto Fantástico, Jack Kirby, para desenvolver o design do personagem, que originalmente se chamava “ZZ-123” antes de receber seu nome oficial. Esse foi, inclusive, o último trabalho de Kirby para a Marvel antes de sua primeira saída da editora.

Apesar de ser o “novo membro” da equipe titular, o papel de HERBIE em The New Fantastic Four foi bastante limitado. Em uma série que já sofria restrições severas devido às regras dos padrões de transmissão da época, HERBIE não era um combatente ativo e, na maior parte do tempo, ficava em segundo plano, atuando como radar e suporte técnico. Ele também fornecia comentários e conversava constantemente.

HERBIE Vai para os Quadrinhos

The New Fantastic Four não foi uma série particularmente bem recebida, seja pelo público ou pela NBC. Depois que a primeira temporada terminou em dezembro de 1978, vários fatores levaram a NBC a não renovar a série para uma segunda temporada – mas HERBIE não pereceria junto com o programa que o criou. Apenas alguns meses após o fim de The New Fantastic Four, Marv Wolfman e John Byrne levaram HERBIE para os quadrinhos nas páginas de Fantastic Four #209. Parte de um arco onde Reed desenvolveu às pressas um robô companheiro para a equipe, usando tecnologia Xandariana para fornecer acesso remoto aos sistemas do Edifício Baxter enquanto eles buscavam Galactus no espaço.

Mas o que é peculiar sobre a origem de HERBIE nos quadrinhos não é apenas o fato de ele ter vindo de uma série de TV do mundo real: é que Wolfman manteve essa origem nos quadrinhos. Na história, Reed explica que o design de seu robô improvisado veio de um que ele passou meses desenvolvendo com um estúdio de animação para uma série animada do Quarteto Fantástico dentro do universo dos quadrinhos.

Assim como aconteceu em The New Fantastic Four, nos quadrinhos também precisavam de um substituto para Johnny, que menciona que estava “fora da cidade” quando a equipe assinou os contratos para a série. O Nova até brinca com isso, dizendo: “O segredo por trás da grande controvérsia do desenho do Quarteto Fantástico, revelado finalmente!”, enquanto Reed apresenta o robô —tornando ainda mais absurdo o fato de que, eventualmente, surgiu a lenda urbana de que Johnny foi substituído por HERBIE na série animada por medo de que crianças tentassem imitá-lo se incendiando.

A equipe usa HERBIE para calcular a rota para encontrar Galactus e segue sua missão no espaço — mas mal sabia Reed que sua nova criação escondia um segredo sombrio desde o momento em que foi introduzida. Em Fantastic Four #217, é revelado que HERBIE era um traidor involuntário, tendo sido secretamente tomado pelo robô vivo Dr. Sun.

Sun estava oculto nos sistemas computacionais de Xandar e usou o desenvolvimento de HERBIE por Reed para transferir sua consciência. Depois de libertar Blastaar da Zona Negativa para assassinar a equipe, Sun/HERBIE se revela ao usar os sistemas de segurança do Edifício Baxter para prender Sue e Johnny, enquanto usa as armas embutidas de HERBIE para incapacitar Reed e Ben. Embora Sun tente transferir sua consciência para os sistemas do Edifício Baxter, HERBIE decide se sacrificar assim que se liberta do controle de Sun, atirando-se no sistema enquanto Sun ainda estava preso nele, destruindo tanto o vilão quanto a si mesmo no processo.

O retorno de HERBIE

Alguns anos depois, Reed reconstrói HERBIE para atuar como cuidador de seu filho com Sue, Franklin, observando o desenvolvimento dos poderes crescentes da criança… apenas para uma oscilação nas habilidades de Franklin destruir o robô recriado quase imediatamente.

A partir daí, a história de HERBIE nos quadrinhos se torna mais discreta: Reed desenvolve não apenas um único HERBIE, mas uma série de robôs de terceira geração que atuam como uma equipe de manutenção para ajudar a administrar o Edifício Baxter, e eventualmente desenvolve um HERBIE primário em forma humanoide para novamente servir como babá de Franklin e, mais tarde, de Valeria.

Ele aparece ocasionalmente nos quadrinhos até que Valeria decide remover um chip inibidor que ligava HERBIE ao serviço da família Richards, permitindo que ele seguisse seu próprio caminho e, eventualmente, se unisse ao grupo de direitos dos robôs conhecido como Exército IA.

Curiosamente, embora Quarteto Fantástico: Primeiros Passos marque sua primeira grande aparição cinematográfica, HERBIE apareceu brevemente desativado em uma cena deletada do filme do Quarteto de 2005. Atualmente, ele pode ser visto em Marvel Rivals — não como um personagem jogável, mas como um objetivo no mapa de Nova York do jogo, introduzido junto com Sue e Reed na atualização de janeiro de 2025.

Leia mais sobre Quarteto Fantástico:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Quarteto Fantástico | Galactus surge em primeiro trailer oficial
  • Quarteto Fantástico: Primeiros Passos recebe primeiro trailer oficial

Com direção de Matt Shakman, a estreia do filme segue agendada para 25 de julho de 2025.

Pedro Pascal (The Last of Us), Vanessa Kirby (Missão: Impossível – Efeito Fallout), Joseph Quinn (Stranger Things) e Ebon Moss Bachrach (O Urso) foram anunciados como Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e O Coisa, respectivamente. Ralph Ineson (A Primeira Profecia) dará vida ao vilão Galactus, ao lado de Julia Garner (Ozark) como a Surfista Prateada.

O post Quarteto Fantástico | Tudo sobre H.E.R.B.I.E. apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.