Queda de energia prejudica moradores e comerciantes em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul registrou quedas de energia recorrentes nos últimos dias, que geraram queixas entre moradores e comerciantes. Na noite de terça-feira, 4, houve desabastecimento nos bairros Arroio Grande, Higienópolis – que, de acordo com a Corsan, teve o fornecimento de água interrompido – e Margarida. Além disso, as três rádios da Gazeta Grupo de Comunicações ficaram fora do ar.

Houve ainda problemas no interior do município. Na quinta-feira, 6, o aposentado Eduardo Jorge de Quevedo, morador da Linha Felipe Nery, relatou à Rádio Gazeta que a energia ficou em meia fase por cerca de 12 horas. Nesse período, não pôde utilizar diversos eletrodomésticos, incluindo geladeira, refrigerador e o micro-ondas. Assim, parte da carne armazenada acabou descongelando. “Nem o ventilador funcionou”, disse. 

LEIA MAIS: FOTOS: queda de energia na Marechal Floriano causa transtornos aos comerciantes

De acordo com Quevedo, a rede elétrica na localidade passa dentro das propriedades. “Solicitei poda, mas ainda não fui atendido”, afirmou. Ainda na quinta-feira, por volta das 14h45, parte da Rua Marechal Floriano, no trecho em obras entre a Júlio de Castilhos e a 28 de Setembro, também ficou sem luz. O problema afetou metade da quadra, levando alguns comerciantes a interromper as atividades. O técnico fiscal da RGE, Jonatas Scherer, afirmou que o problema foi provocado por uma sobrecarga no sistema, danificando um transformador.

Na loja Mercadão dos Óculos, a gerente Josiane Raquel Gass decidiu fechar a loja, pois não poderia oferecer o atendimento adequado ao público. Os funcionários tentaram manter as atividades inicialmente. Porém, após 30 minutos, constataram que seria inviável. Além do calor, a loja ficou sem acesso ao sistema utilizado para receber pagamentos dos clientes.

LEIA TAMBÉM: Projeto para implantação do Imigrantenpark é apresentado à Prefeitura

Entretanto, os estabelecimentos que continuaram abertos foram prejudicados pela queda de energia. Mesmo após o final do expediente, às 18h30, a eletricidade ainda não havia voltado. Na Minisu Store, a gerente Larissa Castro afirmou que algumas pessoas optaram por não entrar na loja devido à falta de luz. “Muitos passaram na frente, olharam e disseram que não queriam olhar os produtos no escuro”, comentou. E, uma vez que o portão da loja é elétrico, precisaram utilizar uma grande quantidade de extensões para fechá-lo. 

A coordenadora da Melissa Clube, Simone Gabriela dos Santos Deulk, também enfrentou transtornos. “Ficamos abertos, com as luzes de emergência, mas foi bem complicado porque a internet e o sistema caíram”, afirmou.

O que diz a RGE

Em nota, a RGE afirmou que a onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul tem aumentado a demanda por energia elétrica, principalmente devido ao uso de equipamentos de refrigeração. No entanto, segundo a concessionária, apesar das altas temperaturas, a rede está preparada para suportar o aumento de consumo.

Além disso, ressaltou que as interrupções foram pontuais e não representam risco ao sistema elétrico. A concessionária reforçou a importância de os clientes comunicarem previamente a instalação de novos equipamentos. A medida é necessária para o dimensionamento correto da rede elétrica para as residências.

Para atendimento, a RGE disponibiliza o site (www.rge-rs.com.br) assim como o aplicativo CPFL Energia, disponível para Android e iOS. O telefone para contato é 0800 970 0900.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Queda de energia prejudica moradores e comerciantes em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.