Veja quantas são e em quais municípios estão espalhadas as startups de Goiás; um segmento lidera

O Hub Goiás, iniciativa do governo de Goiás em parceria com o Porto Digital voltada para o fortalecimento do ecossistema de inovação em negócios e tecnologia, lançou um mapa interativo que permite identificar a quantidade, o segmento e a localização de startups no estado. Segundo o mapeamento atualizado na manhã deste sábado, 8, Goiás tem, hoje, 215 negócios desse modelo espalhados em 19 cidades, sendo as campeãs Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Aparecida de Goiânia.

Os dados oferecidos pela ferramenta, segundo o Hub Goiás, facilitam a tomada de decisões estratégicas e “a identificação de oportunidades, como a criação de políticas públicas eficazes que promovam o empreendedorismo e incentivem o desenvolvimento de negócios em Goiás”.

Para Jade Caiuá, líder de Inteligência de Negócios do Hub Goiás, o mapa apresenta “caminhos vivos” e que “conectam oportunidades e revelam na prática a riqueza do nosso ecossistema, tornando mais visível tudo o que Goiás tem a oferecer em inovação”.

Das 215 startups, 163 estão localizadas na Região Metropolitana de Goiânia; 29 no Sul de Goiás; 17 no Centro goiano e 6 no Entorno do Distrito Federal.

O município com a maior quantidade registrada de startups é Goiânia, que detém 69,77% desse modelo de negócio – 150 no total. Anápolis, por sua vez, tem 15 startups. Rio Verde conta com 14, e Aparecida de Goiânia, 11. Caldas Novas aparece com 5 startups, e Catalão, com 3. Formosa, Goianira, Jataí e Piracanjuba têm 2 startups cada. Águas Lindas de Goiás, Corumbá de Goiás, Jandaia, Luziânia, Quirinópolis, Santa Rosa de Goiás, São Luís de Montes Belos, Valparaíso de Goiás e Vicentinópolis têm uma startups, cada.

O segmento que lidera, segundo o mapa interativo do Hub Goiás, é o agroTech, correspondendo a 20,93% das startups. Outros segmentos com grandes porcentagens são o softTech, com 9,77%, e healthTech, com 7,91%.

O modelo que impera, com 68,3% (147 no total), é o B2B, o seja, “business to business”, voltado para venda e serviços de uma empresa para outra. Logo depois vem o B2B2C, com 15,8% (34), modelo em que uma empresa vende produtos ou serviços para outras, que os revendem para os consumidores finais. O modelo B2C, em que o produto ou serviço é vendido da empresa direto para o consumidor, aparece com 13%, correspondente a 28 startups.

O mapa interativo do Hub Goiás pode ser acessado pelo endereço https://hubgoias.org/mapeamento-do-ecossistema/ .

Fachada do Hub Goiás, em Goiânia | Foto: Divulgação

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