Equador escolhe novo presidente em meio à escalada da violência

Cerca de 11 milhões de equatorianos vão às urnas neste domingo (9) para escolher o próximo presidente do país e os 151 membros da Assembleia Nacional para o mandato de 2025 a 2029. A eleição ocorre em um cenário de grave crise de segurança, com um aumento de 588% nos homicídios nos últimos cinco anos.

LEIA MAIS: Mulher que bateu carro na cerca do Jaburu não possuia habilitação;

Desde 2021, o Equador enfrenta rebeliões, motins e confrontos entre facções criminosas. Nos primeiros meses do governo de Daniel Noboa, a violência atingiu níveis alarmantes, com explosões, sequestros e até a invasão de um telejornal ao vivo por criminosos. Em resposta, o presidente declarou o país em “conflito armado interno”, classificou os grupos criminosos como terroristas e ampliou os poderes dos militares na segurança pública.

O atual presidente tenta a reeleição e enfrenta 15 candidatos, sendo Luisa González, representante do partido de Rafael Correa, sua principal adversária. As pesquisas indicam um provável segundo turno entre os dois.

A crise de segurança tem sido um dos principais temas da campanha. Noboa aposta em uma política de “mão dura” contra o crime organizado, enquanto González propõe um modelo voltado à recuperação econômica e à auditoria da dívida externa.

The post Equador escolhe novo presidente em meio à escalada da violência appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.