Prefeitura inaugura duas novas Centrais do IPTU em Goiânia; veja

Durante inauguração de duas novas unidades da Central do IPTU, nesta segunda-feira, 10, o secretário de Finanças, Valdivino de Oliveira, explicou que a descentralização das unidades da Central do IPTU visa tornar o atendimento mais humanizado e acessível para os contribuintes. Em relação ao pagamento do IPTU, o secretário informou que quem quitar o imposto até o dia 20 de fevereiro receberá 10% de desconto.

Uma estará funcionando na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizada na Rua 19, Setor Central. A outra estrutura será no Paço Municipal, no Park Lozandes. As centrais foram criadas para oferecer atendimento presencial aos contribuintes, esclarecer dúvidas e facilitar a revisão dos lançamentos do imposto.

Ele destacou que a arrecadação do IPTU é fundamental para a administração municipal, com 25% dos recursos destinados à educação e 15% à saúde. “Na realidade, nós descentralizamos o atendimento para ficar mais humanizado”, afirmou Valdivino.

Além disso, o pagamento pode ser feito em até 11 parcelas sem desconto, ou via cartão de crédito. “Quem pagar o IPTU, tanto predial quanto de lotes e áreas, até o dia 20 tem desconto de 10%,” explicou Valdivino. Ele também estimou que a arrecadação total em 2025 deve alcançar R$ 1 bilhão, após descontos e inadimplência.

A escolha dos locais para as novas unidades contou com a colaboração da Federação do Comércio, que cedeu um espaço para uma das centrais. Valdivino ressaltou a importância dessa parceria, dizendo: “O primeiro critério é que a Federação do Comércio, através de seu presidente, Marcelo Baiocchi, sempre foi parceiro da administração municipal.” A descentralização também foi uma continuidade de um trabalho iniciado no ano anterior.

Valdivino destacou a segurança do atendimento presencial, especialmente devido aos riscos de golpes online. Ele afirmou que “o atendimento presencial é muito mais seguro do que o online”, garantindo que os contribuintes receberão a guia correta. Além disso, ele explicou que a central também oferece serviços relacionados ao ITU (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e detalhou como os recursos arrecadados serão aplicados, com 25% destinados à educação, 15% à saúde, e o restante para investimentos em infraestrutura e serviços essenciais.

Marcelo Baiocchi enfatizou o compromisso da administração do prefeito Sandro Mabel, destacando que o trabalho da gestão deve ser apoiado. “O Sandro largou as suas atividades, deixou a sua família para se dedicar ao município. E as medidas que o prefeito tem tomado são aquelas que o segmento produtivo vem pedindo há anos: mais moralidade, mais economicidade, e ações que fazem o município render e trabalhar mais para o contribuinte, mais para aquele que mantém o serviço”, afirmou.

Baiocchi também abordou a importância do apoio empresarial à prefeitura, especialmente em relação ao espaço cedido pelo setor privado. “Quando fomos comunicados pela prefeitura para ceder este espaço, entendemos que é obrigação do empresariado apoiar a administração e fazer com que ela funcione melhor para o cidadão, permitindo que essa relação seja cada vez mais fácil e que, conforme o próprio secretário colocou, a prefeitura esteja sempre disponível para solucionar aquilo que se entende como problema”, destacou. O empresário ressaltou ainda que a prefeitura não terá custos por usar o espaço.

Victor Barreto, Superintendente da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, esclareceu que, caso não tenha havido alteração cadastral no imóvel, o cálculo do IPTU será feito com base na mesma regra do ano anterior, sendo atualizado apenas pelo IPCA, que ficou em 4,87%.

“Se não houve nenhuma alteração cadastral do imóvel, o cálculo do IPTU vai seguir a mesma regra do ano anterior, atualizado apenas pelo IPCA, de 4,87%”, afirmou Barreto.

Ele também explicou que a Prefeitura de Goiânia tem se empenhado em desenvolver ferramentas para proporcionar mais transparência no cálculo do imposto, ao mesmo tempo em que busca reduzir a quantidade de processos administrativos abertos. “Aqui as pessoas vão poder ter explicação de como esse imposto é calculado, e como a prefeitura chegou a esse valor”, explicou.

Além disso, Barreto destacou que a Prefeitura já disponibilizou, no site oficial, um programa que permite ao contribuinte entender como o imposto foi calculado, acessando a memória de cálculo. “A gente já está disponibilizando no site da prefeitura, além da emissão da guia, um programa para que ele entenda como o imposto foi calculado, a memória de cálculo do imposto”, completou.

O Superintendente também ressaltou a presença das centrais de atendimento do IPTU, que visam esclarecer dúvidas sobre o lançamento do imposto. “Tem as centrais de IPTU também, especialmente para tirar dúvidas em relação ao lançamento do imposto”, finalizou.

Leia também:

Valdivino de Oliveira: “Vou deixar em Goiânia o legado da Secretaria da Fazenda digital e eficiente”

Valdivino de Oliveira admite que pode pedir revisão do PPA e do Orçamento; rombo das contas pode ser ainda maior

O post Prefeitura inaugura duas novas Centrais do IPTU em Goiânia; veja apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.