PMDF intensifica fiscalização de trânsito na Operação Volta às Aulas

materia 7

Afonso Ventania – Bikerrepórter

Desde a última segunda-feira, início do ano letivo na capital federal, o trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal lançou a Operação Volta às Aulas, estratégia voltada para reforçar a segurança de estudantes e suas famílias, dos professores e demais profissionais da educação nas proximidades das escolas.

De acordo com números da PMDF, o público-alvo da ação é de quase 1 milhão de pessoas, considerando cerca de 650 mil alunos do ensino básico das redes pública, privada e ensino superior, além dos respectivos responsáveis. Ao todo, são 1.649 estabelecimentos de ensino da capital federal. 

Durante a operação, que teve início no último dia 10, equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran/PMDF), o Batalhão de Policiamento Escolar e outras unidades operacionais, intensificaram a fiscalização de infrações comuns nesse período, como o estacionamento irregular em vagas destinadas ao embarque e desembarque de alunos, uso indevido do celular ao volante, desrespeito à faixa de pedestre e excesso de velocidade em áreas escolares.

O objetivo do policiamento integrado e o reforço na fiscalização nos horários de maior fluxo é, além de prevenir sinistros de trânsito, inibir atos ilícitos e comportamentos de risco e, assim, garantir a tranquilidade durante a entrada e saída dos alunos.

Foto: Afonso Ventania – Bikerrepórter / JBr

De acordo com o subcomandante do BPTran, major Marcos Henrique, a principal preocupação é evitar sinistros e garantir a fluidez do trânsito. “Nossa atuação busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às normas de trânsito, especialmente em locais com grande circulação de crianças”, destaca.

O oficial recomenda que os pais e responsáveis demorem o mínimo possível no embarque e no desembarque dos estudantes. “Se for preciso descer do carro para deixar a criança na escola, estacione de maneira regular para a segurança de todos e para não atrapalhar os demais motoristas”, orienta. O oficial ressalta que fila dupla é infração de trânsito e, portanto, sujeita à notificação. “Os policiais militares estarão fiscalizando ainda o excesso de velocidade no perímetro escolar, o uso de celular ao volante e a falta de uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para as crianças”, completa.  

Foto: Afonso Ventania – Bikerrepórter / JBr

Além da fiscalização, a PMDF também realiza ações educativas ao longo de todo o ano letivo, como palestras e panfletagem, alertando pais e responsáveis sobre a necessidade de utilizar corretamente o cinto de segurança e dispositivos de retenção infantil, como bebê conforto e cadeirinhas.

“É fundamental que a população colabore para um trânsito mais seguro e organizado. Pequenas mudanças de comportamento fazem uma grande diferença e contribuem para o bem-estar da comunidade escolar”, concluiu o oficial.

Fotos: Afonso Ventania – Bikerrepórter / JBr

Orientações aos pais e responsáveis:

  • Sempre utilizar a faixa de pedestres;
  • Não parar em locais proibidos, como calçadas e faixas de rolamento;
  • Não parar em fila dupla;
  • Respeitar os limites de velocidade nas proximidades das escolas;
  • Atenção ao uso correto das cadeirinhas infantis;
  • Usar o cinto de segurança;
  • Não utilizar o celular ao volante;
Adicionar aos favoritos o Link permanente.