Ministro da Defesa britânico compara Zelensky a Churchill após críticas de Trump

O ministro da Defesa da Grã-Bretanha traçou, nesta quinta-feira (20), paralelos entre Volodimir Zelensky e Winston Churchill em resposta aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou o líder ucraniano de “ditador não eleito”.

Zelensky é um “homem que, encurralado em seu país, liderou-o e continua a fazê-lo”, disse John Healey, questionado sobre os comentários do líder americano durante uma visita à Noruega.

O presidente ucraniano “foi eleito, é o líder eleito da Ucrânia e fez o que Winston Churchill fez no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, suspendendo as eleições durante a guerra”, acrescentou.

Donald Trump multiplicou seus ataques a Zelensky nos últimos dias, acusando-o de ser um “ditador sem eleições” e de ter “iniciado” a guerra na Ucrânia.

O mandato do presidente ucraniano, eleito democraticamente em 2019, deveria terminar em maio de 2024, mas a Ucrânia não organizou eleições devido ao conflito e à lei marcial, quando milhões de ucranianos fugiram para o exterior e 20% do território está sob ocupação russa.

Liderado por um governo de coalizão liderado por Winston Churchill, o Reino Unido também suspendeu as eleições parlamentares em meio à Segunda Guerra Mundial. Essas eleições foram finalmente realizadas em julho de 1945.

O presidente dos EUA continuou sua retórica pró-Moscou na quarta-feira, dizendo que, na guerra na Ucrânia, os russos tinham “todas as cartas” porque haviam “tomado muito território”.

O Kremlin anunciou nesta quinta-feira que havia decidido com Washington retomar o diálogo “em todos os parâmetros”, declarando-se “em absoluta concordância” com a posição dos EUA sobre a Ucrânia.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.