Antigo Teatro Alfa vai reabrir como BTG Pactual Hall e estreia de ‘Hair’

rows of red seats in a theater


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O antigo Teatro Alfa, localizado no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, voltará a funcionar em 21 de outubro com o nome BTG Pactual Hall, em uma parceria entre a produtora Aventura, o BTG Pactual Asset Managment, a incorporadora KSM Realty, a Realty Properties e o Beyond The Club.

Após uma ampla reforma, o teatro será reinaugurado com os musicais “Hair” e “Vozes Negras”, em montagens da Aventura, dos empresários culturais Aniela Jordan e Luiz Calainho. Antes da capital paulista, os dois espetáculos serão encenados no Rio de Janeiro.

O teatro, que já recebeu as principais companhias de dança do Brasil e do exterior, fechou as portas em 2022 após o terreno que incluía o Hotel Transamérica ser comprado pela incorporadora KSM Realty, Realty Properties e BTG Pactual Asset Managment.

Entre as novidades tecnológicas do espaço, haverá sistemas como inteligência artificial para atendimento aos clientes e refletores que seguem automaticamente os artistas. A reforma, um investimento de R$ 7,4 milhões, incluirá ainda a troca de carpetes, novo projeto de iluminação, de espaços como os camarins e a bilheteria, além da modernização dos equipamentos cênicos.

O local também abrigará um clube de luxo, o Beyond The Club, que oferecerá aos sócios atrativos como uma praia artificial com orla de areia e ondas para surfistas, quadras esportivas, restaurantes, bares, academia, spa e lojas.

A B3 e a Atlas Schindler também são patrocinadoras do espaço cultural. A Aventura atua para que outras empresas façam parte do projeto.

“Costumo dizer que este teatro sempre foi o espaço do ‘sim’. Em meio a tantos espaços com a opressão do ‘não’, este sempre se destacou pela tolerância e liberdade em suas produções”, diz Jordan. “Sempre foi um espaço onde os produtores se sentiam à vontade. Então, quando ele fechou em 2022, em minha cabeça sempre existiu a vontade de que pudéssemos um dia ocupar o espaço e continuar o seu legado com todo conceito e cuidado que a Aventura tem nos outros teatros e espaços culturais”.

A sala principal d o antigo Alfa, com 1.110 lugares, receberá shows, concertos, espetáculos de dança e peças de teatro, além de eventos corporativos. A segunda sala, com 200 lugares, chamada pelos novos gestores de Aventura Family Hall, terá como foco o público infantil e incluirá um espaço para ateliês e oficinas formativas.

Desde a inauguração, em 1998, o antigo Alfa realizou mais de 8.000 apresentações nacionais e internacionais para 3,6 milhões de pessoas.

É o primeiro teatro administrado pela Aventura em São Paulo -no Rio, a produtora de espetáculos musicais e gestora de equipamentos culturais é responsável pelos teatros Riachuelo, Adolpho Bloch e Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico.

Na capital paulista, o grupo toca, em parceria com a Arte & Atitude, a Arena B3, um espaço cultural no prédio onde aconteciam os conhecidos pregões da Bovespa e que hoje é sede da bolsa de valores B3.

“Mais do que proporcionar experiências ao público, estamos contribuindo para a reabertura de um teatro emblemático, um patrimônio de imenso valor para a cidade de São Paulo”, disse o CMO do BTG Pactual, André Kliousoff.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.