“Ficamos com medo de tudo pegar fogo”, conta morador de casa atingida por caminhão e carro

O sono de Nice e Ereneu Fockink foi interrompido por volta das 6h15 de quarta-feira. O casal de 70 e 72 anos, respectivamente, ouviu um estrondo, sentiu a casa tremer e correu para ver o que estava acontecendo.

Quando abriram a porta, encontraram fios de energia espalhados rompidos e pendurados na frente da casa. Um pé de caqui que ficava na calçada estava destruído. Mais adiante, o pátio estava tomado de fardos de tabaco que haviam despencado de um caminhão que tombou junto ao imóvel, na esquina das ruas Venezuela e Paraguai, no Bairro Bonfim. Com o impacto, parte da cerca e do portão acabou sendo derrubada.

LEIA TAMBÉM: Pátio de residência é atingido duas vezes por veículos no Bairro Bonfim

Ereneu e Nice: ato estava marcado para chamar a atenção para buraco existente no local há mais de um mês

“Não pensamos em nada. Saímos correndo, porque ficamos com medo de tudo pegar fogo. Tentamos desligar o contador de luz, mas eu não consegui sair de imediato, porque os fardos derrubaram a cerca para dentro do pátio”, contou Ereneu. “Finalmente, quando os bombeiros vieram e cortaram o portão, pudemos sair.” Ele, que foi caminhoneiro, nunca sofreu um acidente de trânsito.

Por causa do susto, Ereneu não conseguiu almoçar e descansar na quarta-feira. Ainda impressionados com o episódio do dia anterior, na quinta-feira, 20, eles voltaram a ter o sossego interrompido. Por volta das 8h20, quando Nice preparava seu café da manhã, Ereneu já trabalhava no conserto da cerca e do portão, atingidos na quarta-feira.

De repente, ele ouviu um forte barulho a poucos metros de onde estava. Um veículo desgovernado parou no pátio da residência, ao ser contido por postes e pela cerca que havia sobrado intacta do acidente do dia anterior.

“Escutei um barulho estranho perto de mim, olhei para trás e vi o carro do meu lado, saindo faísca, poste e cerca derrubados. Me aproximei e vi que não tinha motorista. E nisso a vizinha já estava gritando que haviam roubado seu carro, porque ela não tinha visto que ele havia corrido rua abaixo e parado aqui no nosso pátio”, disse ele.

A proprietária do veículo não teria acionado corretamente o freio de mão. Uma árvore e um poste sustentados por um pedaço de ferro serviram de barreira para que o automóvel não invadisse a residência.

“As duas manhãs foram de sustos jamais imagináveis. Já aconteceram acidentes de trânsito aqui na frente, mas jamais de invadir a nossa casa”, enfatizou Nice. “E ainda mais em dois dias seguidos. Uma coincidência dessas não tem como explicar. Pode acontecer, são acidentes, mas tem que pensar positivo e rezar para proteger sempre nosssas vidas.”

Moradores da Rua Venezuela há quase 40 anos, os dois pretendem reforçar a proteção da residência, com uma estrutura mais forte de cerca e portão. Além disso, esperam por providências do poder público para readequar o trânsito no local ou melhorar a sinalização.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso em flagrante após roubo a pedestre em Sobradinho

Fluxo e buraco assustam os moradores

O tráfego na Rua Venezuela tem assustado os moradores. De acordo com Nice, em horários de pico, a via se torna muito perigosa em razão do volume de veículos e da velocidade. Além disso, ônibus e carros disputam a preferência, já que a rua é estreia e íngreme e o tráfego em mão dupla é permitido. A circulação de caminhões de carga também é grande, já que no GPS a rua aparece como a indicada para a rota de quem se dirige ao Distrito Industrial.

Árvore precisou ser suprimida ao ser destruída pelo caminhão que acabou tombando

O perigo de acidente em razão de um buraco que se formou há mais de um mês na esquina também vinha sendo motivo de preocupação dos moradores, que cobravam providências. Cansados de esperar, haviam se mobilizado para realizar uma interrupção do trânsito na manhã de quinta-feira, como forma de chamar a atenção para o problema.

De acordo com servidores da Secretaria de Obras, que foram realizar os reparos quinta-feira, a intervenção já estava no cronograma da pasta para ser feita nesta semana. Segundo os funcionários, um cano pluvial subterrâneo estava quebrado e outros três danificados. Por isso, o pavimento acabou cedendo e formando o buraco de cerca de 2 metros de profundidade.

Na quinta, durante todo o dia, a equipe trabalhou fazendo o escavamento e a troca dos quatro canos. Enquanto executavam o conserto, um cano da Corsan foi atingido e precisou de reparos por parte da estatal. O trânsito na Rua Venezuela continua interrompido na manhã desta sexta-feira, 21. A previsão é de liberação do tráfego por volta do meio-dia, quando o conserto deverá ser concluído.

Motorista parou para pedir informações

Segundo Ereneu, o condutor do caminhão, que vinha pela Rua Venezuela, sentido Centro-bairro, parou no local para pedir informações sobre o trajeto. Ele vinha do Litoral de Santa Catarina com uma carga de tabaco para ser entregue em uma fumageira no Distrito Industrial.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso tentando vender material furtado de obra

O GPS o teria conduzido por aquela rota. Com um buraco bem na esquina das duas ruas, o caminhoneiro parou um pouco mais próximo da calçada. O declive acentuado da rua fez com que a carga pendesse com o peso, tombando o veículo.

O motorista ficou ferido e foi removido pelo Samu para atendimento no Hospital Santa Cruz. A concessionária de energia elétrica precisou ser acionada para realizar reparos no local, pois os fios se romperam.

Danos: tombamento estragou cerca e portão, arrebentou fios e quebrou árvore

LEIA MAIS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post “Ficamos com medo de tudo pegar fogo”, conta morador de casa atingida por caminhão e carro appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.