Tudo sobre Richard Parker, o pai do Homem-Aranha

Estimated reading time: 8 minutos

Difícil começar esse texto sem já partir para o spoiler. Mas então, se você tá assistindo a série animada Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha e ainda não terminou os últimos episódios, aqui vai o spoiler. Preparado? Te dei tempo, heim. Pois é, Richard Parker está vivo no universo apresentado na série.

Richard Parker, o pai do Homem-Aranha é um personagem controverso. Desde sua criação nos quadrinhos, sempre que a Marvel resolvia tocar nele, era para apresentar algum retcon que os fãs consideravam desnecessário. E isso desde os anos 60, quando apenas 6 anos após a criação do Cabeça-de-Teia, Stan Lee resolveu que seus pais haviam sido agentes secretos. De qualquer forma, Richard Parker é um cara interessante de se analisar, então o vídeo de hoje é dedicado a ele.

Irmão mais novo do Tio Ben

Richard Parker nasceu e foi criado no Queens, na cidade de Nova York. Ele morava lá com seu irmão mais velho, Ben Parker, a quem ele idolatrava. Muitas vezes, Ben levava o pequeno Richard junto quando saía com sua namorada, May Reilly, que por esse motivo não gostava muito do garoto. No entanto, ela logo se afeiçoou a ele devido a sua inteligência.

Exército

Durante sua adolescência, Richard percorreu as ruas do Upper West Side de Manhattan ao lado de seu amigo mais próximo, Big Mike Callahan. Juntos, eles se viram envolvidos em várias desventuras, incluindo algumas brigas de gangues.

Eventualmente, Richard e Mike tomaram a decisão impulsiva de falsificar suas idades e abandonar a educação formal, optando em vez disso por se alistar no Exército dos EUA. O tempo de Richard no exército provou ser transformador, com seu serviço exemplar nas Forças Especiais lhe rendendo elogios como um herói condecorado.

CIA

Enquanto estava no exército, Richard foi recrutado para a CIA por Nick Fury. Dentro da CIA, Richard conheceu habilidosa tradutora Mary Fitzpatrick. Compartilhando muitos gostos em comum, os dois rapidamente se apaixonaram e começaram um relacionamento. Juntos, o casal participou de várias missões secretas de espionagem.

Mais tarde, os dois se casaram, e dessa união nasceu Peter Benjamin Parker. O nome do meio foi uma homenagem de Richard ao seu irmão. Após uma missão na Suíça, Mary confidenciou a Richard sobre suas preocupações quanto à compreensão de Peter das decisões difíceis que eles haviam tomado. Richard, no entanto, a tranquilizou com uma firme crença de que logo poderiam viver felizes como uma família normal.

Morte

Antes de partir para uma última missão, Richard e Mary deixaram Peter com seu tio Ben e tia May, garantindo que não ficariam fora por muito tempo. Apesar dos apelos sinceros de Ben e May, eles partiram, ocultando a verdadeira natureza de sua perigosa missão, que consistia em se infiltrar na organização clandestina do Caveira Vermelha na Argélia.

Durante a missão, suas identidades foram descobertas, e o Caveira os forçou a transportar documentos sigilosos. Para garantir que não sobrevivessem, ele ordenou que outro de seus agentes sabotasse o avião. Tragicamente, a aeronave caiu logo após a decolagem, matando Richard e Mary. Seguindo ordens do Caveira, foram plantadas provas falsas nos destroços para incriminá-los como traidores da CIA. Nos Estados Unidos, a suposta traição ganhou destaque na mídia, levando Ben e May a esconderem a verdade de Peter para protegê-lo.

Teresa Parker

E se eu ter disser que Richard e Mary Parker tiveram mais um filho? Pois é, eles tiveram uma filha enquanto estavam fora em missão, Teresa, e foram forçados a esconder a menina para mantê-la segura. Esse foi um segredo tão bem guardado, que durante um tempo houve dúvidas a respeito de seu parentesco.

No entanto, enquanto Teresa estava em uma aventura com o Homem-Aranha, ela foi capaz de confirmar alguns dos detalhes. Teresa conseguiu acessar um dos antigos esconderijos do casal Parker, que confirmou seu nascimento secreto e revelou que ela era irmã de Peter, oficialmente. Se quiser saber mais sobre a história de Teresa Parker, confira o vídeo que tá aparecendo ali no card.

Universo Ultimate

O Universo Ultimate trouxe versões e origens modernas de vários personagens da Marvel e não foi diferente com o Homem-Aranha. Neste universo, Richard Parker era um cientista que trabalhava com o pai de Eddie Brock em um projeto de um traje biológico que poderia curar qualquer doença ou ferimento. Entretanto, Richard perecebe que o traje poderia representar um grande perigo no futuro, o que se provou ao gerar a criatura chamada de Venom.

Porém, antes mesmo que ele pudesse se livrar de sua pesquisa e do projeto, Richard, Mary, Eddie e sua esposa acabaram sofrendo um acidente aéreo e não sobreviveram.

No Cinema

Nos dois filmes da franquia “O Espetacular Homem-Aranha”, estrelado por Andrew Garfield, Richard Parker foi reimaginado como um brilhante cientista que trabalhava para a Oscorp. Ele esteve diretamente envolvido em um projeto revolucionário que, anos mais tarde, acabaria sendo responsável pelos poderes do Homem-Aranha. De acordo com a narrativa apresentada no longa, Richard e sua esposa, Mary, morreram em um acidente de avião, deixando seu filho, Peter Parker, órfão e sob os cuidados do Tio Ben e da Tia May.

No entanto, uma cena deletada do segundo filme revelou uma reviravolta surpreendente: Richard Parker, na verdade, havia sobrevivido ao acidente. Na cena, ele reaparece para um Peter já adulto, provocando um momento carregado de revelações. Embora essa sequência não tenha sido incluída na versão final do longa, ela sugere que o arco de Richard poderia ter sido explorado de maneira mais profunda.

Vivo novamente?

A série Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha surpreendeu ao revelar que Richard Parker ainda está vivo naquele universo, mas será que está mesmo? É que não é a primeira vez que vemos esse plot, já utilizado algumas vezes nos quadrinhos, e sempre com uma pegadinha.

Nos anos 90, tanto Richard quanto Mary retornaram para a vida de Peter Parker quando ele já era adulto, alegando que conseguiram sobreviver ao atentado do Caveira Vermelha e estiveram escondidos desde então. No fim, eles eram apenas modelos robóticos criados pelo Camaleão.

No Universo Ultimate, Richard Parker também retorna para a vida do jovem Peter Parker, de forma extremamente convincente. No fim, descobrimos que na verdade tratava-se de um clone do próprio Peter Parker, envelhecido até se parecer com seu pai. Tudo um plano do Doutor Octopus.

Leia mais sobre Homem-Aranha:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Spider-Gwen é revelada para a 2ª temporada de Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha
  • Marvel divulga primeira imagem de Gwen Stacy na 2ª temporada de Seu Amigão da Vizinhança

Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha acompanha Peter Parker em seu caminho para se tornar um herói, com uma jornada diferente de tudo o que já vimos e um estilo que celebra as raízes dos quadrinhos originais.

O post Tudo sobre Richard Parker, o pai do Homem-Aranha apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.