Gama recebe primeira creche pública

25/02/2025 - Primeira creche pública do Gama oferece educação de qualidade e suporte integral

O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (25), o primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Jardim das Acácias do Gama. A unidade tem capacidade para atender 190 crianças de 4 meses até 4 anos em período integral. O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu no local R$6 milhões.

“Sempre que entregamos creche é um motivo de muita alegria, me recordo que quando assumi o governo tínhamos uma cobrança muito grande do Ministério Público. Assumi um compromisso com eles [Ministério Público] de que entregaria até o final do nosso governo não teria nenhuma criança fora de creche. Vamos ver se conseguimos fazer isso até o final deste ano para não deixar esse problema para a Celina, quando assumir o governo”, recordou o governador Ibaneis Rocha.

Segundo o chefe do Executivo do DF, no início da sua gestão 26 mil crianças estavam fora da creche. “Falta de creche não é mais um problema no Distrito Federal, já é reconhecido pela população os esforços. Temos cidades que não tem nenhuma criança fora da creche. A criação do cartão creche foi um sucesso, uma parceria que é feita com a iniciativa privada. O que queremos é que nenhuma criança fique fora da creche”, salientou Ibaneis.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que o Gama conta apenas com as creches conveniadas, que funcionam por meio de parcerias com o governo, e o CEPI Jardim das Acácias é a primeira creche pública em prédio próprio da região. “É a primeira creche CEPI construída pela Secretaria de Educação no Gama. Nós temos várias creches parceiras, mas em prédio deles. São seis parceiros no Gama, mas esse é o primeiro prédio próprio nosso”, ressaltou.

“É uma grande entrega para essa comunidade que ansiava muito por esse momento. Outras virão, essa é a primeira de outras obras que estamos fazendo no Gama”, frisou Hélvia. O CEPI Jardim das Acácias do Gama conta com sala para administrativo, cozinha, refeitório, berçário, salas de amamentação e de lactação, cozinha, sanitários infantis, espaço para banhos, solários, parquinho e as alas para os funcionários.

Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

“Dez salas de aulas arejadas, abertas para área de solário para as crianças pegarem sol. Tem cozinha com todos os equipamentos necessários, pátio com brinquedos, além de sala de amamentação porque recebemos crianças a partir de 4 meses. Tudo que as crianças precisam tem aqui”, completou Hélvia.

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, celebrou a entrega da creche. “A comunidade do Gama está ganhando uma grande ação social. As mães terão agora onde deixar 190 crianças para poderem ir trabalhar. Primeira creche pública do Gama. A região faz este ano 65 anos, quanto tempo tivemos que aguardar para ter uma creche pública”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.