Safra Histórica de Uva 2025: Setor Vitivinícola Se Prepara para a Wine South America

A colheita de uvas de 2025 promete ser um marco para o setor vitivinícola brasileiro, com projeções que indicam a colheita de mais de 700 mil toneladas de uvas, número que pode superar a produção total de 2024. Essa safra histórica, celebrada pelos produtores e vinícolas, será um dos grandes destaques na Wine South America (WSA), feira que acontece entre 6 e 8 de maio, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

vagao filmes1
A excelente qualidade das uvas promete alavancar o mercado de vinhos brasileiros, com destaque para a feira que acontecerá na Serra Gaúcha

De acordo com Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a safra não apenas é excepcional em quantidade, mas também apresenta uma qualidade superior. “A qualidade das uvas está excepcional em todas as categorias, incluindo espumantes, vinhos finos e vinhos de mesa”, destaca Panizzi, ressaltando que os vinhos produzidos em 2025 devem seguir a tendência de aumento da demanda observada em 2020, quando a qualidade da safra anterior elevou os padrões do mercado.

A Wine South America será realizada pela primeira vez no primeiro semestre do ano, o que permite aos produtores apresentar os primeiros resultados da safra de 2025. A feira ocorre num período estratégico, logo após a colheita, e abre uma janela importante para a venda de vinhos tintos, categoria que ganha força durante o inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

vagao filmes3
O Rio Grande do Sul celebra uma das melhores safras da história, enquanto se prepara para negócios na principal feira do setor

Com foco em negócios, a WSA reúne mais de 2 mil reuniões de negócios entre produtores e compradores qualificados, sendo uma plataforma fundamental para promover a vitivinicultura nacional na América Latina. “A feira também é uma excelente oportunidade para divulgar as vinícolas da região e o enoturismo, já que o Rio Grande do Sul responde por 85% da produção nacional de vinhos”, afirma Panizzi.

A expectativa para a 5ª edição da WSA, que atrai compradores de todo o Brasil e do exterior, é grande. A feira consolidou-se como um dos principais eventos de wine business da América Latina, e a safra recorde de 2025 pode ser o impulso necessário para novos negócios e investimentos no setor vitivinícola brasileiro.

A Wine South America se confirma como uma vitrine essencial para os vinhos do Brasil, e produtores esperam que a excelente safra de 2025 amplifique o reconhecimento internacional dos produtos da Serra Gaúcha. Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da feira: www.winesa.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.