Quando até o FGTS parece uma dívida!

charge fgts

Imagine a cena, dois brasileiros trocam uma conversa desanimada. O amigo, com expressão cansada, pergunta:

Já olhou o seu FGTS?

A mulher, com rosto aflito, responde:

Tá tão ruim para mim, que é capaz de eu estar devendo lá também!

Parece piada, mas a situação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no Brasil sempre rende boas discussões – e, às vezes, até desespero. Criado para proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, o FGTS é uma espécie de poupança forçada, alimentada mensalmente pelos empregadores. Mas eis a questão: muita gente só lembra que ele existe quando surge uma oportunidade de saque ou quando descobre que a empresa não depositou nada há meses!

Nos últimos tempos, o governo tem lançado novas modalidades de saque, como o Saque-Aniversário, que permite retirar parte do saldo anualmente, mas impede o saque total em caso de demissão. Tem também as liberações emergenciais, que vêm e vão conforme as necessidades do país. E, claro, tem aquele pessoal que olha o extrato e descobre que a empresa “esqueceu” de pagar – e aí começa uma jornada digna de novela para reaver o dinheiro.

Com tantos altos e baixos, não é de se estranhar que alguns brasileiros, como a personagem da nossa cena imaginária, já estejam achando que vão acabar devendo para o próprio FGTS. Afinal, se a crise aperta, a criatividade financeira do brasileiro precisa apertar junto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.