Manaus avança na disputa para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco na Gastronomia


Capital amazonense concorreu com mais de 20 cidades e agora avança para a fase internacional em busca do reconhecimento da Unesco. Conheça um pouco da gastronomia de Manaus
Manaus foi escolhida pelo Governo Federal como uma das representantes do Brasil na disputa por uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. A capital amazonense concorreu com mais de 20 cidades e agora avança para a fase internacional do processo seletivo para obter o Selo.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco promove a cooperação entre municípios que veem a criatividade como um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável.
A candidatura de Manaus, que contou com apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), coloca a cidade no cenário global da criatividade, valorizando sua cultura e seu potencial econômico na economia criativa.
“Nossa culinária amazônica, com seus insumos nativos e sabores autênticos, é um dos grandes destaques desse cenário, combinando tradição e inovação para encantar paladares no Brasil e no mundo”, destaca a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Débora Sales, gestora do projeto que ofereceu suporte técnico e informações estratégicas para a candidatura pelo Sebrae Amazonas, afirma que chegar a essa fase representa um grande avanço e reforça a gastronomia como patrimônio cultural e econômico.
“Nossa gastronomia vai além dos pratos: é um elemento cultural que nos conecta com o mundo. Essa busca pelo título vai muito além de um selo. Ela evidencia que Manaus tem uma vocação gastronômica natural e que podemos ser referência, seja pelos frutos nativos e únicos, pelo nosso Mercado ou pelos festivais que celebram o sabor e a criatividade”, pontua.
A candidatura
O lançamento oficial da candidatura de Manaus ocorreu no dia 29 de janeiro, no Complexo Boothline, no centro histórico da cidade. O evento contou com a presença do prefeito David Almeida e da diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti.
Organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento também reuniu representantes da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e renomados chefs da cidade.
Atualmente, 12 cidades brasileiras fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), em Artes Populares, e Campina Grande (PB), em Artes Midiáticas.
Culinária Manaus
Foto: Frederico Rios/New York Times
Adicionar aos favoritos o Link permanente.