As fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o brincar na infância

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Dando continuidade ao tema do brincar versus o uso excessivo de telas, a coluna desta semana conta com a colaboração da professora Ângela Anastácio, da Unieuro.

O desenvolvimento infantil tem sido amplamente estudado por diversos teóricos, sendo Jean Piaget um dos mais influentes. Sua teoria do desenvolvimento cognitivo propõe quatro estágios pelos quais a criança passa ao longo do crescimento: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

O brincar, por sua vez, é uma atividade essencial para a compreensão do mundo e a construção do conhecimento. Dessa forma, esta coluna aborda as fases do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e a importância do brincar como facilitador desse processo.

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e epistemólogo genético que revolucionou o estudo do desenvolvimento infantil. Sua teoria propõe que as crianças constroem seu conhecimento ativamente, passando por diferentes estágios cognitivos. O brincar desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo que a criança experimente, simule e compreenda o mundo ao seu redor.

Segundo Piaget, as crianças passam por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:

Estágio sensório-motor (0 a 2 anos)
Nesta fase, o conhecimento da criança é adquirido por meio das interações sensoriais e motoras com o ambiente. O brincar ocorre principalmente por meio de explorações táteis e auditivas. Brinquedos com texturas, cores e sons estimulam o desenvolvimento sensorial e a coordenação motora.

Estágio pré-operatório (2 a 7 anos)
Caracteriza-se pelo pensamento simbólico e pela capacidade de representar objetos e situações por meio da imaginação. O faz de conta é predominante, permitindo que a criança experimente papéis sociais e expresse emoções.

Estágio operatório concreto (7 a 11 anos)
Nesta fase, as crianças desenvolvem o pensamento lógico e começam a compreender conceitos como conservação e reversibilidade. Jogos de regras, como tabuleiros e esportes coletivos, tornam-se fundamentais, pois incentivam a lógica, a estratégia e a interação social.

Estágio operatório formal (a partir dos 12 anos)
O pensamento abstrato e hipotético emerge, permitindo que os adolescentes formulem teorias e desenvolvam raciocínios complexos. Jogos que desafiam o pensamento lógico, como enigmas e xadrez, são apropriados para essa fase.

O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, pois promove habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Na perspectiva piagetiana, ele possibilita a assimilação de novas experiências e a acomodação de informações, levando ao equilíbrio cognitivo.

Como podemos observar, a teoria de Piaget, assim como a de outros teóricos abordados nesta coluna nas últimas semanas, deixa claro o impacto positivo do brincar no desenvolvimento cognitivo.

O brincar é uma ferramenta indispensável para a infância, sendo um elemento central nos estágios descritos por Piaget e em outras abordagens sobre o tema. A compreensão dessas fases auxilia pais e educadores a oferecerem atividades lúdicas adequadas para cada momento do crescimento infantil.

Assim, antes de entregar o celular ou o tablet para seus filhos, sobrinhos e afins, repense.

Até a próxima!

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