É #FAKE vídeo viral que mostra mulher fazendo carinho em um tubarão dentro da piscina


Ferramenta de detecção apontou que conteúdo foi gerado com inteligência artificial. É #FAKE vídeo que mostra mulher acariciando cabeça de tubarão
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher sorridente em uma piscina enquanto faz carinho na cabeça de um tubarão. É #FAKE.

g1
🛑 O que dizem as publicações?
Um publicação de 15 de janeiro de 2025 no TikTok ultrapassou 49 milhões de visualizações. A legenda é: “Dicas de dieta do Chompy: Basta comer tudo!”.
O conteúdo foi compartilhado também em outras redes sociais.
Um post no X de 16 de fevereiro 2025 teve 5 milhões de visualizações em um único dia.
A legenda, em inglês, diz: “He’s such a good boy, look at that smile” (“Ele é um bom menino, olha esse sorriso”).
⚠️ Por que o vídeo é fake?
O Fato ou Fake tubarão à ferramenta de identificação de inteligência artificial Hive Moderation, que apontou 89% de probabilidade de o material ter sido produzido com esse recurso (veja o resultado da análise abaixo).
Hive Moderation apontou 89% de probabilidade de o material conter IA ou deepfake.
Reprodução
Também foi usada a plataforma InViD, que fragmenta o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Isso mostrou deformações características de conteúdos gerados por IA.
Elas também ficam nítidas quando o vídeo é reproduzido em velocidade mais baixa: numa das cenas, os dedos da mulher parecem colados (veja abaixo).
Trecho do vídeo mostra deformação de dedos característica de conteúdos produzidos por IA
Reprodução
O perfil próprio perfil que postou o vídeo no TikTok em 15 de janeiro de 2025 tem a mensagem: “Marcado pelo criador como gerado por IA” (veja abaixo).
Post é sinalizado pelo autor como gerado por IA
Reprodução
O Fato ou Fake mostrou esse e outros vídeos do perfil à doutora em ciência da computação Nina Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Ela afirmou que há vários indícios de conteúdos gerados por computador.
A especialista cita que existem diversos serviços na internet e aplicativos que servem de ferramenta para criar imagens ou vídeos: “Em geral, a geração é feita a partir de uma descrição textual”.
Outros vídeos publicados no perfil registram pessoas retirando cracas da pele de baleias e focas, usando instrumentos como espátula e vassoura.
Segundo Nina Hirata, nesses vídeos é possível ver que os “barnacles” (cracas) e espumas surgem “do nada”.
A pesquisadora aponta ainda que, se um simples jato d’água fosse capaz de limpar as tais cracas dos bichos, como mostram um dos vídeos, certamente isso ocorreria naturalmente quandos os animais estivessem nadando.
O Fato ou Fake tentou contato com o perfil que publica esses materiais, mas não havia tido resposta até a última atualização desta reportagem.
É #FAKE vídeo que mostra mulher acariciando cabeça de tubarão
Reprodução
Veja também
É #FATO: vídeo mostra ‘picolés’ de carros em rua com água congelada após inundação em Detroit
É #FATO: vídeo mostra ‘picolés de carros’ em rua com água congelada em Detroit
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.