Cresce índice de satisfação da população com o Detran-DF

detran df atendimento

A quantidade de demandas recebidas em 2024 reduziu de acordo com a Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, ao passo que o índice de satisfação do cidadão com as respostas dadas teria crescido. Em 2023 foram registradas 22.371 manifestações, no ano seguinte esse número caiu para 16.509, representando uma redução de 26% e mudando a autarquia da 5ª para a 6ª posição no ranking dos órgãos mais demandados do Governo do Distrito Federal (GDF). Em 2022, o Detran-DF chegou a ocupar o 3º lugar em demandas.

Além disso, em 2023, a Ouvidoria do Detran-DF criou um manual de procedimentos que permitiu diminuir o tempo médio de resposta e ganhar na qualidade das devolutivas. A iniciativa aumentou o índice de satisfação do usuário de 35% para 57% em 2024. Já o número de reclamações caiu de 19.009, em 2023, para 14.140, em 2024 – uma redução de 26%.

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do cidadão que busca os serviços da Ouvidoria. Esse canal de comunicação direto com o usuário serve de termômetro para que possamos melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população do DF. Estamos empenhados nisso. Já reestruturamos o setor, ampliamos o quadro de servidores, desenvolvemos procedimentos para otimizar o trabalho de apuração e resposta de forma ágil e implementamos análises dos relatórios estatísticos dos registros para orientar internamente o trabalho das áreas mais demandadas”, explica o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.

Sigilo e conforto

O cidadão pode usar os canais da Ouvidoria no conforto de sua casa, pelo telefone 162 e pelo site ParticipaDF. É possível registrar reclamação de serviços que não foram atendidos a contento; elogios e denúncias. Vale destacar que o registro de denúncias é sigiloso e seguro, mas é importante informar todos os elementos que possibilitem à corregedoria apurar corretamente e punir o servidor denunciado, como data, local, provas documentais e outros. 

“Quando a manifestação for anônima, é importante destacar que o órgão não tem como retomar o contato para complementar as informações e, às vezes, as informações contidas no registro da denúncia não são suficientes para identificar corretamente o servidor e comprovar a prática do delito”, esclarece a ouvidora do Detran-DF, Ana Carolina de Almeida. Nos casos de demandas identificadas, o cidadão deve ficar atento ao e-mail cadastrado, já que a movimentação da demanda será informada por lá.

Vale destacar que desde março de 2024 a base da Receita Federal foi integrada ao ParticipaDF. Assim, se o cadastro do CPF não estiver atualizado, o cidadão não consegue ter sua demanda registrada no sistema.

O cidadão não precisa sair de casa para entrar em contato com a Ouvidoria do Detran-DF; o registro de demandas por ser feito pelo telefone 162 e pelo site ParticipaDF

Áreas mais demandadas

Os assuntos mais demandados junto à Ouvidoria do Detran-DF em 2024 foram: fiscalização (4.327), sinalização/engenharia (2.418), veículos (2.199) e habilitação (513). A maioria das reclamações requisita a presença do órgão, como em casos de fiscalização de estacionamento irregular (1.424) e som automotivo (494), por exemplo. A solicitação de sinalização de trânsito ocupa o segundo lugar das demandas, com destaque para quebra-molas (836) e faixa de pedestre (546).

Transferência de propriedade e emissão de ATPV-e somaram 1.123 demandas. Já a emissão do CRLV registra 1.076 apontamentos. No primeiro semestre de 2023, a emissão de Carteira Nacional de Habilitação era o assunto mais reclamado, seguido de emissão de CRLV e transferência de veículos. Atualmente, as demandas sobre emissão de CNH registram apenas 3,1% das ocorrências (513).

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.