Tatiana Weston-Webb comunica saída do circuito para tratar saúde mental. Atleta fala em sinais de desgaste emocional e físico que poderiam progredir para Burnout.

Tatiana Weston-Webb

[media-credit id=22033 align=”alignnone” width=”696″][/media-credit] Tatiana Weston-Webb sai do circuito pata tratar saúde mental.

“Identifiquei em acompanhamento com minha psicóloga uns sinais indicativos de desgaste emocional e físico que poderiam realmente progredir para um diagnóstico de Burnout”. Essas foram algumas palavras usadas por Tatiana Weston-Webb em anúncio de afastamento do circuito mundial. A saída foi comunicada nesta quinta-feira (27). WSL informa que não haverá substituta fixa e que convidará atleta em cada etapa.

Tatiana Weston-Webb competiu dez anos no tour sem deixar de competir em nenhuma etapa, além de dois ciclos olímpicos. A brasileira foi vice-campeã mundial em 2021 e terceira colocada em 2024, além de ter conquistado medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tatiana Weston-Webb (@tatiwest)

“Este não é um momento fácil para mim. Sou incrivelmente grata por tudo que conquistei no surfe até agora e pelo apoio que sempre recebi de meus patrocinadores, equipe e fãs. Cada conquista foi resultado de um esforço intenso e coletivo. Recentemente, percebi que precisava prestar mais atenção à minha saúde emocional. Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que faço, mas também sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e continuar competindo em alto nível. A exaustão emocional e física que tenho sentido ultimamente foram sinais claros de que era hora de fazer uma pausa e me reconectar comigo mesma”, disse Tati.

“Falar sobre saúde mental nos esportes é algo que acredito ser importante para todos nós”, diz Tati, que continuou. “Quero ser honesta com aqueles que me seguem e me apoiam, reconhecendo que mostrar vulnerabilidade não nos torna mais fracos; pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, e também nos permite atingir nosso potencial máximo dentro e fora da competição. Esta pausa não é um fim, mas um novo começo. Sei que, com o apoio de todos, retornarei à água mais forte, mais autoconsciente e mais apaixonada do que nunca.”

Com a surfista substituta da WSL de 2025, a espanhola Nadia Erostarbe, já substituindo a francesa Johanne Defay nos eventos restantes do tour até o corte, uma posição adicional estará aberta em cada evento.

Burnout – Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.