Estudo mostra que treinar forte nos fins de semana pode ser tão eficaz quanto a academia diária

Um novo estudo revelou que treinar com mais intensidade é mais importante do que a frequência nos treinos. Mas o que isso significa? A pesquisa realizada pelo projeto UK Biobank, do Reino Unido, revela que realizar atividades físicas concentradas aos finais de semana pode oferecer benefícios significativos à saúde.

Pessoa levantando dois supinos pequenos com as mãos

O estudo acompanhou mais de 90 mil pessoas e mostrou que os chamados “guerreiros de fim de semana” – Foto: Canva/Divulgação/ND

O estudo acompanhou mais de 90 mil pessoas e mostrou que os chamados “guerreiros de fim de semana” — aqueles que realizam os exercícios recomendados em um ou dois dias — apresentaram menor risco de desenvolver mais de 200 doenças em comparação com pessoas sedentárias.

Quais os benefícios de treinar no fim de semana?

Sob a liderança do cardiologista Shaan Khurshid, do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, o estudo concluiu que o volume total de exercícios é mais relevante do que a regularidade.

Pessoa levantando barra de ferro grande com as mãos

O estudo concluiu que treinar com maior frequência é mais relevante do que a regularidade – Foto: Canva/Divulgação/ND

Mesmo com a rotina diária agitada, atingir a recomendação de 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de atividades vigorosas por semana pode reduzir significativamente o risco de doenças.

Os resultados mostraram que os “guerreiros de fim de semana” tiveram uma redução de 20% no risco de hipertensão e 40% no risco de diabetes, semelhantes aos benefícios daqueles que distribuíram as sessões de exercícios ao longo da semana.

Importância do volume de exercícios

Embora a ciência ainda debata se o exercício realmente previne doenças ou se pessoas mais saudáveis tendem a se exercitar mais, as descobertas sugerem que o importante é acumular o volume de exercícios, não importando se eles são feitos diariamente ou concentrados em dois dias.

Duas pessoas correndo em lugar com muitos matos e árvores

Treinar com mais frequência pode fazer você ficar livre de mais de 200 doenças, conforme o estudo – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.