Avião da FAB parte nesta quarta-feira para repatriar brasileiros no Líbano

O Governo Federal anunciou que o primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano deve ocorrer na quarta-feira (2). O país do Oriente Médio vem sofrendo ataques israelenses e, pelo menos, dois brasileiros morreram em bombardeios, entre eles, uma adolescente de Santa Catarina.

Avião para repatriar brasileiros no Líbano parte na quarta-feira (2) – Foto: Sargento Viegas/FAB

A Força Aérea designou uma aeronave KC-30 para o voo, que deve partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute, capital do Líbano. O horário ainda não foi confirmado.

A aeronave já foi utilizada em outros voos humanitários de resgate de brasileiros nas zonas de conflito em Israel e em Gaza. Além dos tripulantes operacionais, a equipe será composta por militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão.

“Já estamos com uma lista que estamos preparando. Nesse primeiro voo serão cerca de 230, 240 pessoas no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade”, disse o presidente Lula. Ainda não há definição sobre a data de retorno do avião ao Brasil.

De acordo com o governo, a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano, com 21 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores estima que cerca de 3 mil brasileiros que moram no país queiram voltar para o Brasil.

Segundo o ministro Mauro Vieira, o critério de escolha para os primeiros repatriados vai considerar pessoas de idade, mulheres, grávidas, crianças, doentes e “os que precisarem mais”.

Na semana passada, Mirna Raid Nasser, adolescente de 16 anos nascida em Balneário Camboriú, morreu junto ao pai em um bombardeio na casa em que moravam.

*Com informações do Portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.