Pés inchados? Beba 1 desses 5 chás e pise nas nuvens

O inchaço das pernas, tornozelos e pés pode ser causado por diversos fatores e torna-se um incômodo para aqueles que convivem com o problema.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que existem métodos naturais para o alívio do sintomas, como o consumo de chás. O canal Fazendo em Casa trouxe cinco opções que contribuem para diminuir a retenção de líquido.

Imagem mostra chá sendo servido, ao lado de pernas inchadas

5 diferentes chás podem ajudar a aliviar o inchaço das pernas e pés – Foto: Freepik

4 chás para desinchar

1. Salsa

A salsa não é apenas um tempero na sua comida, ele é um potente diurético natural que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, sendo especialmente eficaz para reduzir o inchaço nas pernas e nos pés.

Entretanto, a bebida não deve ser usada por grávidas nem por pessoas que estejam fazendo tratamento com anticoagulantes ou outros diuréticos.

Modo de preparo

  1. Ferva 500 ml de água e adicione em um recipiente com duas colheres de chá de salsa seca;
  2. Deixe em infusão por 10 minutos;
  3. Você pode adicionar um pouco de suco de limão antes de tomar;
  4. Tome uma ou duas xícaras ao longo do dia, começando pela manhã. É recomendada, no entanto, moderação.

2. Casca de abacaxi

A casca do abacaxi é rica em bromelina, uma enzima poderosa com fortes propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. A bromelina ajuda a quebrar as proteínas no corpo que podem causar a inflamação, tornando-se um excelente aliado para o inchaço nas pernas e nos pés.

Modo de preparo

  1. Comece lavando bem a casca do abacaxi’
  2. Ferva em água, aproximadamente 1 litro, por cerca de 30 minutos;
  3. Coe o chá e adicione um pouco de gengibre, açafrão e pimenta do reino para aumentar os seus efeitos anti-inflamatórios, uma pitada de cada;
  4. Adicione um pouco de limão para dar sabor.

3. Hibisco

O consumo de hibisco parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida. Embora seja bastante seguro, essa planta deve ser evitada durante a gravidez e a lactação.

Modo de preparo

  1. Adicione duas colheres de sopa cheias de flores de hibisco seco em um litro de água em início de fervura;
  2. Desligue o fogo e deixe em infusão por dez minutos com a panela tampada;
  3. Coe e beba ao longo do dia;

4. Chá verde

O chá verde é rico em cafeína, uma substância com poder diurético natural. Embora uma xícara possa não conter a quantidade de cafeína necessária, tomar até três xícaras por dia pode aumentar a produção de urina e ajudar a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo.

Por conter cafeína, deve ser evitado em crianças, grávidas e lactantes. Além disso, ele deve ser evitado por pessoas com dificuldades para pegar no sono, principalmente ao final do dia ou à noite.

Modo de preparo

  1. Coloque uma colher de sopa de folhas de chá verde numa xícara e depois coloque água fervente;
  2. Deixe repousar de três a cinco minutos;
  3. Coe, deixe amornar e beba até três vezes ao dia;
  4. Dependendo do tempo que o chá fica repousando maior será a quantidade de cafeína, no entanto maior será o sabor amargo. Dessa forma é recomendado deixar repousar por três minutos e depois ir provando a cada 30 segundos até achar o ponto certo do sabor.

5. Espinheira Santa

A espinheira santa tem leve ação diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, podendo ser útil para auxiliar no tratamento da retenção de líquidos.

Além disso, devido ao seu efeito diurético, essa planta medicinal também pode ser útil para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, já que aumenta a eliminação de urina, mantendo o trato urinário limpo.

Entretanto, também não deve ser usado durante a gravidez ou a amamentação, além de ser contraindicado para crianças com menos de 12 anos ou pessoas que tenham alergia conhecida à planta.

Modo de preparo

  1. Adicione uma colher de chá de folhas de espinheira santa e uma xícara de água em uma panela e ferva por cinco minutos;
  2. Desliga o fogo, tampe e deixe repousar por cerca de 15 minutos;
  3. Coe e tome morno até três vezes por dia em jejum ou cerca de 30 minutos antes das refeições.

Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.