Governador Jorginho Mello reúne prefeitos, entre eles Egidio Ferrari, e encaminha ações para reduzir número de pessoas em situação de rua

O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu nesta quarta-feira, 26, com o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), além dos prefeitos de Blumenau, Egídio Ferrari (PL); de Joinville, Adriano Silva (Novo) e Itajaí, Robison Coelho (PL).

Na mesa de discussão a questão das pessoas em situação de rua. Ficou decidido que os cadastros individuais de cada central serão agrupados em um sistema estadual que vai dar base para ajudar a resolver a questão.

“Preocupado com o número crescente dos moradores de rua, o Governo do Estado resolveu falar com a Fecam e convidamos as cinco maiores cidades de Santa Catarina para discutir o problema. Já saímos com um ponto comum: vamos fazer um cadastro centralizado do próprio Estado de Santa Catarina pra saber exatamente quantas pessoas existem nessa situação, para depois tomarmos providências em conjunto a Fecam, que representa os municípios e o Governo do Estado pra que a gente possa construir uma saída que vai ajudar todas essas pessoas e principalmente a nossa sociedade”, explicou o governador Jorginho Mello.

A intenção do cadastro é traçar um perfil desses moradores de rua pra saber quem são, de onde vieram e como resolver a situação. “A Fecam montará um grupo de trabalho que tem até o dia 31 de março para apontar ao Governo do Estado ações objetivas que podem ser tratadas nessa questão . E a primeira a ser desenvolvida vai ser esse cadastro estadual para poder ter uma administração única do número de pessoas, de onde elas vem e qual é a qualificação de cada uma, pra que a gente possa entender melhor esse problema e a partir daí pensar em outras ações”, disse Topázio Neto.

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, da Segurança Pública, Flávio Graff, da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, o procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Márcio Vicari, além da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.