Essas são as 50 melhores empresas para trabalhar com jornada flexível

Com a pressão do trabalho presencial em escritórios, algumas empresas se destacam ao priorizar a flexibilidade na jornada de trabalho. A Vivo, por exemplo, conquistou o primeiro lugar na premiação Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW: Jornada de Trabalho Flexível.

Nesta segunda edição do prêmio, foram avaliadas 886 empresas, que juntas empregam cerca de 900 mil funcionários. Além da Vivo, outras grandes companhias reconhecidas incluem a AeC, especializada em relacionamento com o cliente, a Cogna Educação, a CCR e o banco Santander.

Lançado em 2024, este ranking destaca empresas que se opõem à tendência de retorno aos escritórios, mantendo a flexibilidade no trabalho. “À medida que as empresas começaram a sinalizar um retorno aos modelos tradicionais de trabalho, os funcionários começaram a demonstrar insatisfação”, afirma Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do ecossistema Great People/GPTW.

Ela destaca que a lista de empresas premiadas oferece visibilidade para aquelas que ouvem seus funcionários e consideram os impactos que a mudança para o modelo presencial pode ter na vida e na saúde mental deles.

Daniela define a flexibilidade como a “nova remuneração”, ressaltando que muitas pessoas estão dispostas a abrir mão de salários mais altos em troca de uma jornada de trabalho mais flexível. Muitas dessas empresas estão testando novas formas de flexibilidade, como a redução de jornada, e apoiam essa abordagem em suas gestões.

Flexibilidade e atração de talentos

Uma análise do Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas revelou que quanto mais flexível é o modelo de trabalho adotado por uma empresa, menores são as dificuldades em preencher vagas.

O estudo aponta que 68% das empresas com modelo 100% presencial enfrentam desafios na contratação, enquanto essa porcentagem cai para 53% em empresas que operam de forma híbrida. Para aquelas que oferecem trabalho remoto, apenas 38% relatam dificuldades.

Daniela cita o exemplo da Pinterest, que viu um aumento de 90% nos pedidos de emprego uma semana após o anúncio da Amazon sobre o retorno ao modelo presencial. O ranking da GPTW classifica as empresas por porte, incluindo desde supergrandes até pequenas, com 26 das premiadas no setor de tecnologia.

A maioria das premiadas está localizada na região Sudeste do Brasil. O estado de São Paulo abriga 21 empresas, seguido pelo Rio de Janeiro (7) e Minas Gerais (6). Santa Catarina conta com 5 empresas, enquanto o Paraná possui 3. O Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Goiás e Sergipe têm uma empresa cada.

Cerca de 60% dos colaboradores nas melhores empresas têm até 34 anos, com um aumento na participação dos mais jovens (até 25 anos), que passou de 19% em 2023 para 21% em 2024. A principal motivação para trabalhar nessas empresas é a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, mencionada por 30% dos funcionários.

Alinhamento de valores e qualidade de vida também são fatores significativos na escolha por essas organizações. Nesta edição, 72% das melhores empresas oferecem bolsas de estudo para graduação ou pós-graduação, e 74% para cursos de idiomas.

Além disso, 60% possuem universidades corporativas e 40% disponibilizam verba para programas de desenvolvimento profissional. Os dados mostram uma tendência de fortalecimento de programas de mentoria, oferecidos por 80% das empresas premiadas, enquanto programas de coaching se mantêm em 20%.

Confira a lista, em ordem alfabética:

  1. 2 AeC Centro de Contatos
  2. ARX Administradora
  3. Avanade
  4. Banco Santander
  5. Capemisa Seguradora e Capemisa Capitalização
  6. Cemig Saúde
  7. CCR S.A.
  8. Cogna Educação
  9. Coopersystem – Cooperativa de Trabalho
  10. Cv Construtor de Vendas
  11. Editora MOL
  12. Efí
  13. Encora
  14. FICO
  15. Foresea
  16. General Mills
  17. Gera
  18. Gett Tecnologia
  19. GFT Brasil
  20. Grupo OLX
  21. Grupo Tigre
  22. Icaro Tech
  23. Leadster
  24. Minds English School
  25. Mondelēz International
  26. NTT Brasil Comércio e Serviços de Tecnologia Ltda.
  27. Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil LTDA
  28. Pormade Portas
  29. Pitang
  30. PRIMOVA
  31. PROFITTO
  32. Progic
  33. Radix
  34. RealCloud Sistemas Ltda
  35. SAP Labs Latin America
  36. Seventh
  37. SICOOB SC/RS Corretora e Administradora S/A
  38. SKZ Contabilidade e Serviços
  39. SOFTPLAN
  40. SYDLE
  41. TIM Brasil
  42. TIT
  43. TOKIO MARINE SEGURADORA S.A.
  44. TOTVS S/A
  45. TPF Engenharia
  46. URBANO VITALINO ADVOGADOS
  47. Vivo
  48. VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS
  49. Vockan
  50. Zurich Minas Brasil Seguros

Leia também:

  • Lula adia reunião para definir MP que libera saque do FGTS a trabalhadores do saque-aniversário
  • Quais são os estados com os menores salários do Brasil?

O post Essas são as 50 melhores empresas para trabalhar com jornada flexível apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.