Veja qual método mais seguro de gastar dinheiro no Carnaval

Começou oficialmente o Carnaval em Salvador e para quem ainda não se preparou financeiramente para curtir a folia na rua com tranquilidade, o Portal Massa reuniu as vantagens e desvantagens das diversas opções de pagamento disponíveis nos dias de festa. Dinheiro, cartão ou Pix, confira qual opção é mais segura para o folião.Dinheiro ainda é uma opção viável?Embora o uso do dinheiro tenha diminuído nas últimas décadas, ainda há foliões que preferem carregar uma quantia em espécie. Durante o Carnaval, esse meio de pagamento tem algumas vantagens, como a praticidade em locais onde não há maquininha de cartão ou sinal de internet para transações via Pix.

Um dos riscos do dinheiro é o roubo

|  Foto: Shutterstock

No entanto, o grande risco do dinheiro é o roubo. Como a movimentação é intensa e os locais são cheios, perder a carteira ou ser alvo de furtos se torna uma possibilidade real. Para evitar prejuízos, é recomendável carregar apenas o necessário e dividir a quantia entre diferentes bolsos ou compartimentos da roupa.Segurança e praticidade com o cartãoAlém de proporcionar mais segurança contra furtos, já que não é necessário carregar grandes quantias de dinheiro, o cartão de crédito ou débito também oferece a vantagem da praticidade: basta aproximar do terminal de pagamento e pronto.

Por mais que seja o método mais seguro, cartão apresenta risco de fraudes

|  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entretanto, é importante estar atento à possibilidade de fraudes. Para evitar surpresas, desative a função de aproximação e ative as notificações de cada transação para acompanhar o uso em tempo real.

Leia Também:

Carlinhos Brown abre o Carnaval de Salvador e explica escolha de convidados

Vai entrar água no Carnaval?; Codesal faz previsão

Fãs de BaianaSystem criticam participação de Anitta no trio: “Decepção”

Pix: A revolução dos pagamentos instantâneosA transferência imediata facilita a compra de ingressos, bebidas e alimentos sem a necessidade de carregar dinheiro ou esperar a confirmação do pagamento no cartão.

Pix é um dos métodos mais utilizados, mas exige cuidado com golpes

|  Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Pix, no entanto, exige atenção redobrada quanto à segurança. Ao realizar transferências, é fundamental verificar se o número da chave está correto e desconfiar de links suspeitos ou solicitações de pagamento feitas por estranhos. Cuidado pra não cair em golpe!Veja outras dicas para não passar perregue:Verifique o valor antes de confirmar o pagamento – Antes de digitar a senha, confira se o valor mostrado na tela da maquininha está correto.Evite usar redes Wi-Fi públicas para transações financeiras – Redes abertas, como as de bares e praças, podem ser alvos de hackers que roubam dados bancários.Configure limites e bloqueios de horário para PIX no app bancário – Muitos bancos oferecem a opção de configurar limites diários e bloquear transações em horários específicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.