A dois meses do início da 23ª Expoagro Afubra, os preparativos estão intensos tanto no parque, localizado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo, como nos bastidores. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), responsável pela organização, investe em melhorias nas infraestruturas para receber expositores e visitantes e prepara o material de divulgação que será entregue pessoalmente a dezenas de líderes políticos e empresariais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o coordenador-geral da Expoagro e vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, uma das grandes novidades para a edição de 2025, que ocorrerá de 25 a 28 de março, são dois novos pavilhões para as exposições de animais. No ano passado, um temporal derrubou a estrutura temporária que era tradicionalmente instalada e só não houve vítimas porque os tratadores haviam movido os animais e se retirado do local com antecedência. “Foi bom para nos mostrar a necessidade de aprimoramento. Agora será bem mais seguro”, frisa.
LEIA TAMBÉM: Estado repassará R$ 2,4 milhões para recuperação de estradas em municípios da região
O dirigente lembra que tanto na área de exposições dos animais como no Pavilhão das Agroindústrias não há cobrança dos expositores para uso dos espaços, e o acesso será gratuito para visitantes e veículos no estacionamento. “Conseguimos recursos com patrocinadores e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural para ajudar a custear essas estruturas internas”, detalha Dornelles.
Outra mudança prevista é a localização desses expositores, que serão dispostos dentro do parque conforme o setor de atuação. Isto é, empresas de produtos diversos para animais ficarão concentradas no espaço das exposições; as que oferecem maquinários e insumos para agricultura também ficarão em um recorte específico, e assim por diante.
“Estamos setorizando a feira. Se o visitante se interessa por determinada área, então ele encontrará tudo em um único setor”, enfatiza. A programação ainda está em elaboração. Os eventos tradicionais, como fóruns, palestras, painéis e oficinas, bem como o ambiente de inovação e startups estão mantidos. Outros, contudo, estão em desenvolvimento conforme os patrocinadores, apoiadores e demais participantes demonstram interesse em conduzir novas iniciativas.
Lavouras experimentais
A preparação das lavouras experimentais começou assim que a edição anterior terminou. Conforme o técnico agrícola Claiton Dutra Teixeira, responsável pela manutenção, após a colheita, o solo recebe correções necessárias e depois é semeada uma cobertura de inverno para melhorar a matéria orgânica.
O plantio das novas lavouras começou em novembro do ano passado, com o milho e arroz, depois a soja na primeira semana de dezembro. O último é o tabaco, transplantado a partir do dia 10 de janeiro.
A estiagem que atinge o Vale do Rio Pardo é também um desafio para as plantações no Parque da Expoagro. Os longos períodos de sol forte e tempo seco provocam estresse hídrico nas culturas.
Para contornar a situação e garantir o bom desenvolvimento das plantas na exposição durante a feira, são usadas técnicas de irrigação de duas a três vezes por semana. “Fazemos todos os tratos necessários e não difere muito das lavouras tradicionais, apenas recebem mais cuidados”, explica o profissional.
LEIA TAMBÉM: Safra recorde deve reduzir preço dos alimentos, diz Alckmin

Divulgação será maior em razão dos 70 anos da Afubra
O aniversário de 70 anos da Afubra, que será celebrado no dia 21 de março, levou a instituição a ampliar a divulgação da 23ª Expoagro. Segundo o coordenador-geral, um material impresso especial foi criado e será distribuído para o governo do Estado, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e institucionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “A gráfica já está rodando e assim que estiverem prontos, vamos começar a visitar os municípios.”
O lançamento oficial será no dia 7 de março, em um grande evento no Parque da Expoagro, em que estarão presentes autoridades, empresários, expositores e imprensa. Na ocasião, além da divulgação de toda a programação, a Afubra vai apresentar um panorama da instituição e mostrar de que forma e em quais condições ela chega aos 70 anos. Alguns espaços já estão com a agenda lotada, mas em outros ainda há possibilidade de inscrições.
No Pavilhão das Agroindústrias, os ocupantes de todos os 216 estandes já foram definidos pela organização. “Eles foram comunicados e agora é o momento de trabalhar e se preparar”, frisa Dornelles. A montagem das estruturas internas integra os preparativos finais e será realizada nas semanas anteriores à abertura da feira.
LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Parque de exposições ganha forma para receber a 23ª Expoagro Afubra appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.