Duas vezes prefeito e oito mandatos como deputado: conheça um pouco da história política de Humberto Souto


Político morreu na madrugada desta terça-feira (4). Ele foi internado na Santa Casa de Montes Claros no dia 22 de dezembro após sofrer um AVC. Depois de ser submetido a procedimento cirúrgico e ficar na UTI da unidade de saúde, Souto foi transferido para Brasília (DF) em 10 de janeiro deste ano. Humberto Souto acumula diferentes cargos políticos durante os mais de 60 anos de carreira
Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros morto na madrugada desta terça-feira (4), ocupou diferentes cargos dos níveis municipal, estadual e federal no decorrer dos mais de 60 anos de carreira política. Relembre abaixo. O último desafio enfrentado por ele foi o de governar Montes Claros em dois mandatos seguidos.
Souto deixou o cargo de prefeito no dia 31 de dezembro de 2024. Em entrevista concedida a Inter TV, ele afirmou se sentir feliz com o resultado alcançado ao longo dois oito anos em que governou a sua cidade natal.
“Eu acho que cumpri o meu dever, de poder servir a minha cidade e mostrando a todos os políticos que a gente pode fazer isso sem nenhum interesse de populismo, de empreguismo da família, dos parentes, dos amigos. Despeço [do cargo de prefeito] com muita saudade da população”, finalizou.
Mas, antes de assumir o comando da prefeitura de Montes Claros, Humberto percorreu um longo caminho político. Sua experiência com a política começou em 1962, ao ser eleito vereador de Montes Claros.
Posteriormente, se elegeu deputado estadual e ocupou por seis mandatos consecutivos o cargo de deputado federal. No ano de 1995, chegou a ser ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Eleição municipal
Humberto Souto fala da vitória nas eleicões de Montes Claros
Com vasta experiência na política no âmbito nacional, decidiu que era hora de buscar a realização de um antigo sonho: ser prefeito de Montes Claros, sua cidade natal.
Concorreu nas eleições de 2012, mas não alcançou a vitória. Quatro anos depois, após um embate no 2º turno com Ruy Muniz, Humberto recebeu o apoio de 123.156 eleitores e foi eleito, pelo PPS, com 65,31% dos votos válidos.
Eleicoes 2020: Humberto Souto, do Cidadania, é eleito prefeito de Montes Claros
Após os feitos do primeiro mandato, concorreu à reeleição em 2020. O ano – marcado por muitas dificuldades enfrentadas por causa da pandemia – trouxe para Humberto uma vitória expressiva nas urnas: a façanha de ser reeleito com 85,24% dos votos. Vitória consolidada no 1º turno. O mais bem votado entre as cinco cidades mineiras com mais de 400 mil habitantes e o segundo no país no 1º turno.
“O povo ‘tava’ cansado, cansado do desgoverno, cansado das coisas, cansado da politicagem. E a política mudou, e eu foquei na nova política. A política não de me servir, de eleger a eleger a prefeito para si próprio, mas para servir a população”, ressaltou o político após a vitória em 2020.
Em dezembro de 2023, o então prefeito, falou à Inter TV sobre a realização pessoal de estar à frente da gestão da maior cidade do Norte de Minas.
“Nada foi mais importante para mim como administrar a minha cidade, procurar atender aos anseios das pessoas.”
Apoio a Guilherme Guimarães, o sucessor
Depois de governar Montes Claros por duas vezes seguidas, Souto apoiou a candidatura do vice-prefeito Guilherme Guimarães (União), nas eleições de 2024. Repetindo o feito de 2020, a eleição foi definida no 1º turno, quando o candidato apoiado pelo então prefeito conquistou 151.240 votos, o que corresponde a 71,79%.
Vida pessoal
Embora fosse um homem público, o ex-prefeito sempre manteve sua intimidade reservada. Casou-se com Maria Feliciana Souto, com quem teve quatro filhos. Após 40 anos de matrimônio, Humberto ficou viúvo. A esposa foi acometida por uma doença raríssima, vindo a morrer aos 67 anos.
Nas últimas duas décadas, a companheira dele foi Terezinha Mangabeira. Com ela, o político colecionava registros de inúmeros passeios e viagens juntos.
Internação
Humberto Souto foi internado na noite de 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passou por procedimento cirúrgico. Durante dias esteve internado na UTI do hospital até ser transferido para Brasília, no dia 10 de janeiro.
Humberto Guimarães Souto morreu aos 90 anos, após 25 dias internado na capital federal.
Humberto Souto foi eleito prefeito de Montes Claros pela primeira vez em 2016
Reprodução/Inter TV
LEIA TAMBÉM
Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, é transferido para Brasília
‘Tem respostas objetivas, como apertar e soltar a mão’, diz boletim sobre quadro de saúde de Humberto Souto
Humberto Souto será transferido de Montes Claros para Brasília
‘Estamos mais preocupados em salvar a vida dele’, diz neurocirurgião sobre Humberto Souto
Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, é internado após sofrer AVC Isquêmico
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.