Saiba quem eram os ocupantes do avião que caiu em São Paulo

Na manhã desta sexta-feira, 7, um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, resultando na morte de ao menos duas pessoas. Entre os ocupantes da aeronave estava o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, conforme apuração da RBS TV. Professor de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, Carpena também era palestrante motivacional e viajava pelo Brasil ministrando conferências sobre mudanças de comportamento.

Sócio majoritário do escritório Carpena Advogados, com unidades em Porto Alegre e Caxias do Sul, ele deixa três filhos menores de idade. Alguém que “ajuda e motiva pessoas a verem o mundo de uma forma diferente” e que estava  “em busca de auxiliar na construção de uma sociedade mais doce, verdadeira e próspera”, era assim que o advogado se descrevia nos perfis oficiais das redes digitais.

Foi feita uma publicação no perfil de Carpena uma hora antes do acidente na qual ele mostrava a viagem de jatinho de São Paulo à Porto Alegre na qual embarcava. 

No dia 26 de dezembro de 2024, Carpena compartilhou em suas redes digitais seu primeiro voo na aeronave que caiu nesta sexta-feira, 7, em São Paulo. Na ocasião, ele viajava rumo ao Uruguai ao lado do piloto Gustavo Carneiro Medeiros, que também morreu no acidente de hoje, no comando da aeronave.

Gustavo era um piloto experiente, segundo informações de seu perfil no LinkedIn. Com diploma de Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, ele possuía 3.819 horas de voo como copiloto do Embraer 190, modelo comum em voos comerciais, além de 1.912 horas como comandante de aeronaves ATR, voltadas ao transporte regional.

Leia também: Avião cai, atinge ônibus em São Paulo e deixa dois mortos; veja vídeo

Avião de transporte médico cai e causa grande incêndio na Filadélfia, veja vídeo

A aeronave acidentada nesta sexta-feira, 7, foi fabricada em 1981 e adquirida pela empresa de Carpena em 11 de dezembro de 2024, conforme apuração da TV Globo.

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) divulgou comunicado lamentando a morte do advogado, que “desenvolveu uma grande trajetória na advocacia”.

Entenda o caso 

Um acidente aéreo assustou a manhã desta sexta-feira, 7, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, quando um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente. O Corpo de Bombeiros confirmou o ocorrido, mas até o momento, corpos de duas pessoas foram encontrados carbonizados. Equipes de resgate estão no local, trabalhando para controlar a situação.

A queda aconteceu por volta das primeiras horas da manhã, e a via foi imediatamente interditada, causando transtornos no tráfego. Fontes próximas ao caso indicaram que a aeronave, um modelo King Air, tem capacidade para oito passageiros.

Os pilotos que foram ouvidos pela reportagem afirmaram que o avião havia decolado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

Segundo relatos de testemunhas e imagens que circulam nas redes sociais, a aeronave atingiu um ônibus no momento da queda. O veículo, da Viação Santa Brígida, estava transitando pela avenida no momento do impacto e teve seu prefixo identificado como 732. O ônibus ainda estava em chamas após a colisão, o que agravou a situação de emergência. A SPTrans informou que o fogo foi controlado rapidamente pelas equipes de bombeiros.

 As autoridades continuam investigando as causas da queda. 

O post Saiba quem eram os ocupantes do avião que caiu em São Paulo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.