Aulas na rede estadual iniciam para mais de 700 mil estudantes

As aulas na Rede Estadual de ensino iniciam nesta quinta-feira, 13, para mais de 700 mil estudantes em 2.320 escolas. Para marcar a abertura oficial do ano letivo de 2025, o governo do Estado realizou um evento no Instituto Estadual Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, escola recuperada após ser impactada pelas enchentes de 2023 e 2024, e que agora está à disposição dos alunos e profissionais da educação. Participam o governador Eduardo Leite e as secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, além de autoridades da região.

Com obras na recuperação do piso, telhado, paredes, além de melhoria no paisagismo, aquisição de mobiliário novo e adaptação para a identidade visual oficial das escolas estaduais do Estado, a instituição de ensino é um marco da resiliência do povo gaúcho diante das emergências meteorológicas dos últimos anos. Ao todo, o governo investiu R$ 73,1 milhões na recuperação das escolas afetadas pelas enchentes.

LEIA TAMBÉM: “Adiamento das aulas não causará prejuízo”, afirma diretora do 18º Núcleo do Cpers

O Instituto Paulo Freire, que oferta a partir deste ano também o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral, além do Fundamental e Curso Normal, conta com cerca de 360 estudantes matriculados, 50 professores e nove servidores. Além de São Sebastião do Caí, a escola atende alunos dos municípios de Portão, Harmonia, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Capela de Santana e Montenegro, entre outros.

Uniformes são a novidade para 2025

Escola de São Sebastião do Caí, impactada pelas enchentes de maio de 2024, também recebeu mobiliário novo – Foto: Luís André/Secom

Os mais de 700 mil estudantes da Rede Estadual terão direito ao uniforme oficial pela primeira vez na história. Com investimento de R$ 209 milhões, o governo disponibilizará os kits que contam com peças para todas as estações do ano.

O Kit 1 é composto por dez peças nas cores azul, verde e branco, incluindo três camisetas de manga curta, duas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda. Ele é destinado aos alunos dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental I e II, e do Ensino Médio, abrangendo tanto a modalidade regular quanto o Curso Normal e a educação profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado projeta reajuste de 6,27% para o magistério

Por outro lado, o Kit 2 é direcionado aos alunos de cursos técnicos, ou seja, da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, incluindo aqueles que aproveitam estudos do Curso Normal e da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Ele contém três camisetas de manga curta, duas de manga longa, um moletom e uma jaqueta. Todas as peças trazem os símbolos do Estado e as palavras “Educação” e “Rede Estadual”.

A distribuição dos kits de verão, que incluem três camisetas de manga curta e uma bermuda, já começou nas escolas. A bermuda está inclusa para alunos dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental I e II, e do Ensino Médio, abrangendo tanto a modalidade regular quanto o Curso Normal e a educação profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio.

O processo de entrega dos uniformes seguirá ao longo do mês de fevereiro, até que todas as regiões sejam contempladas. Em Porto Alegre, os kits começam a ser entregues em 20 de fevereiro.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Aulas na rede estadual iniciam para mais de 700 mil estudantes appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.