Telescópio submarino encontra partícula inédita no fundo do mar; entenda

Um consórcio internacional de cientistas detectou, no fundo do mar Mediterrâneo, neutrino com a maior carga de energia já registrada. A descoberta representa um avanço histórico no estudo de processos mais extremos do Universo.

Os neutrinos são partículas subatômicas quase sem massa e sem carga elétrica. A partícula é capaz de atravessar qualquer matéria sem interagir com ela.

Por conta dessa característica, neutrinos são difíceis de detectar, mas também são valiosos para a astronomia, já que carregam informações diretas de suas origens, que podem estar em explosões estelares, buracos negros ou outros fenômenos extremos.

O neutrino é específico por ser extremamente energético, fazendo com que a descoberta surpreendesse cientistas. A energia é considerada inédita por ser muito maior que qualquer outro já observado, o que indica que a origem tenha acontecido em alguém lugar distante do espaço.

“Essa é a primeira vez que se observa um neutrino com essa energia, inédita até agora. Isso abre caminho para explorar uma nova faixa de energia e, possivelmente, uma nova classe de fontes de neutrinos”, explicou o pesquisador Paul de Jong ao portal G1.

A descoberta foi feita pelo telescópio de neutrinos KM3NeT, instalado no fundo do mar Mediterrâneo. “Os neutrinos são mensageiros cósmicos que nos ajudam a explorar os processos mais violentos do cosmos. Esta detecção nos leva um passo mais perto de entender esses eventos”, afirmou Rosa Coniglione, que também participou do projeto.

Os resultados foram publicados na revista científica “Nature”.

A descoberta foi feita por mais de250 cientistas de 21 países e 68 instituições de ensino. O telescópio responsável pela descoberta é um experimento com sensores instalado a mais de 3 mil metros de profundidade.

Leia também

Telescópio James Webb encontra galáxia mais distante já conhecida

O post Telescópio submarino encontra partícula inédita no fundo do mar; entenda apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.