Alexandre Padilha vai assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade

Alexandre Padilha vai assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. O presidente Lula conversou com pessoas próximas dos dois ministros e a expectativa é que o comunicado oficial seja feito em breve.

O motivo da troca é por conta de Padilha ser mais articulado politicamente além de ser deputado federal e ter muito trânsito no Congresso Nacional. Atualmente, Padinha ainda comanda a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política com os deputados e senadores. Ainda não se sabe quem deve comandar a SRI, mas a pasta pode ficar interinamente no comando do secretário executivo e número dois do Ministério, o goiano Olavo Noleto.

Segundo informações divulgadas pela colunista do jornal O Globo, Vera Magalhães, a troca deve ser formalizada antes do Carnaval. O presidente quer dar mais celeridade ao programa Mais Acesso a Especialidades e também agilizar as ações do Ministério no combate à dengue, porque o governo teme que haja um surto tão grande quanto o do ano passado.

Nísia Trindade já vinha enfrentando desgastes desde o ano passado. Pouco articulada ela era muito pressionada por parlamentares e também pela cúpula do governo. O presidente chegou a defender a permanência dela à frente da pasta no início deste ano, mas pediu que a gestão tivesse uma marca relevante em algum projeto de saúde, mas a inércia na questão acabou derrubando a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde. 

Leia também:

O post Alexandre Padilha vai assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.