Feriado de Carnaval deve ser de sol após semana chuvosa em Goiás; entenda

Os carnavalescos podem esperar sol para curtir as festividades. A semana de Carnaval deve se manter estável, com temperaturas na casa dos 37º. As chances de chuva são tímidas, o que deve fazer a alegria dos blocos, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). 

LEIA TAMBÉM

Cimehgo alerta para calor extremo e risco de tempestades em Goiás

Onda de calor e chuvas intensas: veja a previsão do tempo para Goiás

O pré-carnaval, porém, deve ser impactado pelo clima. De acordo com o gerente do órgão, André Amorim, durante esta semana, que antecede as festividades carnavalescas, a previsão é de instabilidade, com rodízio de sol e chuvas acima do esperado.

“Vão acontecer volumes de chuvas que superam faixas de 20 a 30 milímetros por hora. Então é bom o pessoal ficar atento para essa questão. Quando há uma estiagem prolongada, tem chuva em excesso e tudo isso pode ter alguma consequência”, reforça Amorim ao Jornal Opção.

Onda de calor 

Responsável por provocar temperaturas atípicas para o período, em Goiás, a onda de calor é resultado de movimentações do El Ninõ no Oceano Atlântico. André explica que o fenômeno afeta diretamente a umidade relativa do ar, impedindo que ela chegue e, consequentemente, elevando as temperaturas.

Nesta semana, além do Brasil, a Argentina e o Paraguai também são castigados pela onda de calor provocada pelo sistema de alta pressão. No Carnaval, a onda de calor deve se concentrar no Centro do país, atingindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“Quando se forma um sistema de alta pressão em cima do Brasil, começando ali pela região Nordeste do país, influencia Minas Gerais e a gente aqui também”, concluiu.

O post Feriado de Carnaval deve ser de sol após semana chuvosa em Goiás; entenda apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.