Ouça áudios inéditos que confirmam militares tramando golpe contra a democracia

O programa Fantástico, da TV Globo, teve acesso exclusivo a áudios inéditos que expõem os bastidores de uma tentativa de golpe de estado envolvendo tanto militares quanto civis. As gravações foram obtidas a partir de apreensões feitas pela Polícia Federal, que quebrou sigilos e extraiu dados de celulares e computadores, resultando em 255 milhões de mensagens de áudio e vídeo.

Os áudios revelam conversas entre os participantes do plano de desestabilização do governo, com destaque para um registro enviado pelo tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, do Comando de Operações Terrestres do Exército (COTER), em que ele afirma: “A gente não sai das quatro linhas. Vai ter uma hora que a gente vai ter que sair. Ou então eles vão continuar dominando a gente.”

A investigação aponta que militares de alta patente mantinham contato direto com manifestantes, buscando garantir que os protestos seguissem nas ruas, enquanto tentavam pressionar o então presidente Jair Bolsonaro para apoiar a contestação das urnas eletrônicas.

Quando os militares não conseguiam resolver os pedidos, apelavam para que os civis encaminhassem as demandas diretamente ao presidente. A Polícia Federal, que apreendeu 1.200 equipamentos eletrônicos dos envolvidos, analisou as mensagens e produziu 1.214 laudos, evidenciando a tentativa de ruptura institucional.

Os áudios também indicam que membros do governo Bolsonaro tentaram influenciar os comandantes militares, incentivando-os a aderir ao movimento golpista. Em resposta, a defesa do general Mário Fernandes, citado nas conversas, afirmou que ainda não teve acesso completo aos dados da investigação e que os trechos apresentados são desconexos.

A nota também ressalta que o general prestou “relevantes serviços ao Brasil” e provará sua inocência. A defesa do tenente-coronel Mauro Cid, por sua vez, preferiu não se manifestar. Já a ex-ministra Damares Alves, mencionada em um dos áudios, alegou não se lembrar do episódio em que teria repassado o contato de uma assessora do presidente para apurar supostas fraudes nas urnas eletrônicas.

Confira os áudios dos envoldidos nos atos golpistas:

Leia também No Congresso, Bolsonaro pede à parlamentares anistia a golpistas do 8 de janeiro

O post Ouça áudios inéditos que confirmam militares tramando golpe contra a democracia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.