Inclusão: Royal Palm Plaza Resort Campinas amplia programa de atendimento para crianças com deficiência

De acordo com o Ministério do Turismo, mais da metade dos turistas com alguma deficiência deixaram de viajar por falta de acessibilidade. Com o intuito de oferecer um atendimento inclusivo, o Royal Palm Plaza Resort Campinas desenvolveu um programa de atendimento personalizado para crianças com deficiências, especificamente cognitiva, auditiva e física.

Além dessa iniciativa, o resort tem investido em treinamentos e na adequação de seus espaços para oferecer uma experiência de hospitalidade elevada para esse público.

imagem do whatsapp de 2025 02 24 à(s) 12.41.43 e484440d
Piscina principal ganhou novo acesso para pessoas com dificuldades motoras. (foto: Divulgação/Royal Palm Plaza Resort Campinas)

O centro de lazer realiza as adaptações há anos. Entre as ações, estão instalações de comunicação em braile e piso tátil para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual e apartamentos para PCD (Pessoa com Deficiência). Quanto às mudanças recentes, em fevereiro o resort implantou um acesso especial para pessoas com dificuldades motoras na piscina principal.

Renata Sá, gerente de Lazer do Royal Palm Plaza Resort Campinas, dá exemplos de como a inclusão acontece. Assim que os responsáveis se hospedam no resort, recebem um formulário facultativo, no qual descrevem as especificidades da criança. Com as informações, a equipe de recreação do hotel desenvolve programas de lazer adaptados para cada necessidade, como brincadeiras e atividades mais direcionadas para cada público.

Para casos de crianças não verbais, como em alguns casos de Transtorno do Espectro Autista, é oferecida a comunicação alternativa, por meio de fichas com imagens e palavras que representam sentimentos, emoções e desejos, de modo a dar mais autonomia durante a estadia.

A equipe de lazer também utiliza aplicativos específicos para o atendimento de crianças com deficiência auditiva, além de oferecer abafadores auriculares para crianças com hipersensibilidade, medida que oferece bem-estar e conforto.

download (1)
Alessandra Gaudio, diretora geral do Palm Plaza

“Investimos também em treinamentos, nos quais aprendemos sobre os diferentes perfis e como melhorar o atendimento deste público. A consequência é a transformação da experiência, não só das crianças, mas de toda sua família, oferecendo confiança, autonomia, sorrisos e lindas memórias no retorno para a casa”, acrescenta a gerente de lazer.

Para Alessandra Gaudio, diretora geral do Palm Plaza, o caminho ainda é longo e a há a consciência sobre os desafios enfrentados pelas famílias e crianças. “Mas também sabemos a diferença que essas adequações farão na vida e nas futuras viagens destas pessoas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.