Goiás bate 13,4 mil casos de dengue, com cinco mortes confirmadas

Até o momento, segunda-feira, 24, Goiás já registrou 13,4 mil casos de dengue neste ano, segundo os indicadores da Secretaria Estadual de Saúde (SES/GO). De acordo com os dados da pasta, ainda houve quase 28 mil notificações de possíveis casos, além de cinco mortes confirmadas no estado até a quarta-feira, 12. Outras 32 mortes estão em investigação, de acordo com a SES/GO. Além disso, 53 municípios goianos estão em situação de emergência por conta da dengue. Uma das principais preocupações é o ressurgimento do sorotipo 3 da doença no Brasil, 17 anos após o último caso, que já teve quatro registros.

“Estamos no momento de sazonalidade e vamos ter aumento de casos”, disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES, Cristina Laval, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, em janeiro. “A gente tem uma situação preocupante e que já estamos monitorando, que é a circulação do sorotipo 3, que desde 2008 não circula com frequência em todo o país”, acrescentou.

Na análise entre as semanas, houve redução de casos em comparação com o período anterior. Goiás teve 1.204 casos na oitava semana do ano, uma redução de 95% em relação ao mesmo período em 2024. Nas oito primeiras semanas do ano passado, Goiás registrou 105.678 casos, enquanto o quantitativo atual é de 27.989.

Em Goiânia, nas primeiras sete semanas do ano, a capital registrou quase 3 mil casos da doença. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Pellizzer, a região Noroeste está sendo a mais afetada da capital, com índice de casos de 294 para cada 100 mil habitantes. Enquanto na capital há 229 casos por 100 mil habitantes.

Segundo dados da SES/GO, há 85 municípios com mais de 300 casos por 100 mil habitantes, como Aparecida de Goiânia (325 por 100 mil habitantes) e Nerópolis (525 por 100 mil habitantes). Outros 31 municípios, incluindo Goiânia, estão entre 200 e 300 casos por 100 mil habitantes.

Óbitos

As cinco mortes confirmadas pela SES/GO ocorreram em Mozarlândia, Ceres, Goianésia, Heitoraí e São Simão. Ainda há 11 mortes em investigação em Goiânia, duas em Cachoeira Alta, duas em Iporá e duas em Montes Claros de Goiás. Além disso, há óbitos em investigação em Anápolis, Campinorte, Faina, Goiatuba, Inhumas, Mineiros, Nazário, Nova Crixás, Novo Planalto, Paranaiguara, Pires do Rio, Santa Helena de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e Trindade.

Sorotipos

Até o momento, Goiás registrou quatro casos de dengue do sorotipo 3, enquanto houve 593 do sorotipo 2 e 14.679 do sorotipo 1. Os casos do sorotipo 3 ocorreram em Jataí, Rio Verde, Cumari e Goiatuba.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o sorotipo 3 está associado a formas mais graves da doença. Além do Brasil, o sorotipo já foi confirmado em circulação pela Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. Em território brasileiro, a doença não circula predominantemente desde 2008.

Leia também:

Dengue: 16 municípios goianos estão em situação de emergência

Segunda morte por dengue é confirmada em Goiás em 2025

O post Goiás bate 13,4 mil casos de dengue, com cinco mortes confirmadas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.