Defesa Civil de SP descarta onda de calor, mas alerta para altas temperaturas no Carnaval

CLAUDINEI QUEIROZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A expectativa de a Defesa Civil estadual confirmar a primeira onda de calor do ano no estado de São Paulo não se confirmou nesta quinta-feira (27), mas o órgão emitiu um alerta para altas temperaturas durante todo o feriado de Carnaval.

Após a análise dos dados climatológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil identificaram que os parâmetros técnicos para uma onda de calor não devem se confirmar no estado.

De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essa condição deve abranger uma área extensa, de municípios ou estados.

Neste ano, oficialmente, o país teve apenas três ondas de calor, todas no Rio Grande do Sul, que saiu da terceira nesta quinta.

A média climatológica de fevereiro na capital paulista é 29°C, e a de março é um grau a menos (28°C).

Assim, seria onda de calor se os termômetros marcassem temperaturas máximas entre 33°C e 35°C nos próximos dias.

Nesta quinta, a temperatura medida pelo Inmet na cidade de São Paulo foi de 33,5°C, na estação do Alto de Santana.

Segundo a Defesa Civil, a capital, por exemplo, terá temperaturas em pelo menos um dos dias de 3°C a 4°C acima da média. Bauru e Campinas de 4°C a 5°C. Já Ribeirão Preto com 3°C, São José dos Campos com 2°C e Santos com 1°C acima da média. E o parâmetro de tempo (cinco dias corridos) também não se confirmaria.

De qualquer forma, a previsão é de calor intenso em todas as regiões do estado de sexta (28) a quarta-feira (5).

Nas regiões de Presidente Prudente e Marília, segundo o órgão, os termômetros podem chegar na casa dos 37°C. Para as regiões de Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Sorocaba e Campinas, as temperaturas podem atingir 35°C. Enquanto no Vale do Ribeira e nas regiões de Registro, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, as máximas podem alcançar os 34°C.

Na região metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba, os registros de máxima devem ser de 33°C.

No litoral norte, a previsão é de 32°C. Já na Baixada Santista, os termômetros podem marcar 31°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C.

“Mesmo com o cenário de muito calor e abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento”, destaca a Defesa Civil, reforçando a importância de se manter hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.

“A exposição direta ao sol entre 10h e 16h deve ser evitada sempre que possível. O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor. Além disso, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis a problemas decorrentes do calor excessivo”, diz o órgão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.