O que abre e fecha em Santa Catarina no Carnaval? Veja o funcionamento dos serviços públicos

Os serviços de atendimento ao público em Santa Catarina terão alterações no horário de funcionamento durante o Carnaval. O recesso, porém, não se aplica às atividades consideradas essenciais, como saúde e segurança pública. Confira o que abre e fecha no estado.

O que abre e fecha em Santa Catarina: serviços terão alterações no horário, mas atividades essenciais serão mantidas. Na imagem, como ilustração, a sede do Centro Administrativo do estado.

Serviços terão alterações no horário durante o Carnaval, mas atividades essenciais serão mantidas – Foto: Divulgação/Governo Estadual/ND

O que abre e fecha em Santa Catarina durante o Carnaval?

Secretaria de Estado da Saúde

Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), os hospitais vão funcionar normalmente durante todo o período de Carnaval. As unidades do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) estarão abertas, com atendimento normal na segunda (3) e na quarta-feira (5). Na terça-feira (4), entretanto, a hemorrede estará fechada.

Polícia Militar de Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina realiza, até o dia 5 de março, a Operação Alegria 2024 em todo o território catarinense. O atendimento ao publico é feito pelo número 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Além disso, orientações estão disponíveis no site da PMSC e nas redes sociais @pmscoficial.

Polícia Civil de Santa Catarina

Florianópolis

Na capital do estado, durante o período dos desfiles haverá uma delegacia especial na Passarela Nego Quirido. Durante todo o Carnaval, cinco delegacias terão atuação 24h em Florianópolis:

  • Centro – Terminal Rodoviário Rita Maria – Avenida Paulo Fontes, 1101 – Terminal Rodoviário Rita Maria
  • Sul – Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR) – Aeroporto de Florianópolis
  • Norte: 7ª DP de Canasvieiras (Rua Tertuliano Brito Xavier, 315 – Canasvieiras)
  • CPP – Central de Plantão Policial da Capital (Rua Lauro Linhares, 208 – Trindade)
  • Continente : DCapContinente (Rua Tijucas, 92 – Balneário)
Sede da 5a Delegacia de Polícia Civil de Florianópolis

Florianópolis terá cinco delegacias com atendimento 24h durante o Carnaval – Foto: Polícia Civil de SC/Divulgação/ND

Nos demais locais, a Central de Plantão Policial receberá reforços para atender as demandas. Também é possível registrar Boletim de Ocorrência pela delegacia virtual.

Secretaria da Proteção e Defesa Civil

O serviço de monitoramento e alerta estará em funcionamento normalmente, 24 horas por dia, durante o Carnaval.

Para qualquer emergência ou atualização, a Secretaria orienta que os cidadãos entrem em contato pelo número 199. Além disso, é possível acessar os canais de comunicação oficiais por meio do site.

Casan

  • Segunda e quarta-feira: atendimento presencial em horário normal;
  • Terça-feira: não haverá atendimento presencial.

Durante o dia sem atendimento presencial nas Agências, para solicitações emergenciais, os consumidores que podem entrar em contato pelos telefones 0800 643 0195 e 0800 048 0115; pelo Chat Online; pelo WhatsApp (48) 3279-9100 ou pelo Aplicativo CasanSC, disponíveis 24h por dia.

Celesc

  • Segunda e terça-feira: não haverá atendimento nas lojas da empresa;
  • Quarta-feira: atendimento a partir das 13h.

Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente e todos os serviços essenciais serão mantidos. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 0800 048 0196 ou pelo aplicativo da Celesc.

Cidasc

Na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, os serviços essenciais serão mantidos por meio de plantão ou escala de serviço.

Estão entre os serviços mantidos: Postos de Fiscalização Agropecuária (24h); emissão de Guia de Trânsito Animal; atendimento de comunicação de doenças de notificação obrigatória; outros serviços que o gestor entender necessário o funcionamento.

Secretaria de Estado da Fazenda

As gerências regionais e a Central de Atendimento Fazendária  estarão fechadas entre os dias 3 e 4 de março. O atendimento ao público será retomado normalmente na quarta-feira, 5 de março, a partir das 14h.

Instituto de Metrologia de Santa Catarina

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina estará com o atendimento ao público fechado entre os dias 3 e 4 de março, retornando dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas, com expediente das 14 às 19h, na sede em São José e nas Regionais (Tubarão, Joinville, Itajaí e Chapecó).

Instituto do Meio Ambiente

Os parques estaduais administrados pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) funcionarão normalmente e estarão abertos para visitação no sábado e domingo.

Parque estadual administrado pelo IMA; na imagem, vegetação e ponte no Parque das Araucárias

Parques estaduais administrados pelo IMA estarão disponíveis para visitação no sábado e domingo – Foto: IMA/Arquivo/Divulgação/ND

Já na segunda e terça-feira, os parques ficarão fechados para o público. Na quarta-feira de cinzas, o horário de visitação será das 14h às 17h, e nos demais dias da semana o atendimento volta à normalidade das 09h às 17h.

Fundação Catarinense de Cultura

O expediente administrativo dos espaços da Fundação Catarinense de Cultura estará suspenso na segunda e terça-feira, retornando na quarta-feira, às 14h.

Durante a folia, estarão abertos no sábado, domingo e terça-feira , das 10h às 21h, o Centro Integrado de Cultura, o Museu de Arte de Santa Catarina e o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina , das 10h às 21h. Os espaços fecharão na segunda-feira; e na quarta-feira abrem mais tarde, a partir das 14h.

A Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, também estará aberta em horário normal no fim de semana e na terça-feira, fechando na segunda e na quarta-feira.

Ainda na Grande Florianópolis, a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado, abre no fim de semana e na terça-feira; fechando somente na segunda-feira.

Estarão fechadas de sábado a terça-feira a Biblioteca Pública de Santa Catarina e a Galeria do Artesanato, na Casa da Alfândega, ambas localizadas no centro de Florianópolis, onde ocorre parte das festas de rua na capital.

Os espaços voltam a abrir na quarta-feira de Cinzas, às 14h. Também na região central da cidade, o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, estará fechado de sexta a quarta-feira, voltando a abrir no dia na quinta-feira, em horário normal, das 10h às 17h30.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.