Projeto MARIAS celebra empoderamento feminino, arte e música

edilaine a patroa crédito marcello cândido

O Projeto MARIAS não é apenas mais um evento cultural; é um chamado para a comunidade de São Sebastião se unir em torno da valorização da mulher e da celebração de sua cultura. No sábado, 11 de janeiro, a Arena Top Show se transforma em palco para uma mistura de arte e identidade, com foco na discussão da igualdade de gênero e no poder transformador da cultura local.

Idealizado por Eliane Alves e Dayane Telesse, o projeto nasce como uma resposta concreta aos desafios enfrentados pelas mulheres da região. “Nossa cidade tem baixos índices de desenvolvimento humano e poucas oportunidades voltadas para a promoção da igualdade de gênero, inclusão social e acesso à cultura”, explica Telesse. “O Projeto MARIAS é mais que uma celebração; é um espaço para transformação”, complementa Alves.

Empoderamento por meio da cultura

O projeto vai além da arte, funciona também como um agente de mudança social. Gildivan Rodrigues, presidente do Instituto Cultural Chinelo de Couro, reforça essa missão: “Queremos fortalecer as mulheres, oferecendo um espaço para que elas possam se destacar e impactar positivamente a comunidade”. A escolha de São Sebastião como sede não é por acaso e ressalta a necessidade de iniciativas desse tipo em áreas menos favorecidas.

marias divulgação
Da esquerda para a direita: Carliane Alves. Crédito: Naiara Rodrigues. /Júlia e Gaby Viola. Crédito: Divulgação/Projeto Marias. / Edilaine A Patroa. Crédito: Marcello Cândido

Entre as atrações confirmadas estão músicos locais como Júlia e Gaby Viola, Carliane Alves, Amigos da Viola, DJ Lucas Durães e Edilaine A Patroa. Além da música, o evento conta com uma feira de artesanato local, sorteios de brindes e uma palestra sobre empoderamento feminino com o psicólogo Gleison Costa.

Apoio especializado e lazer para todos

O Projeto MARIAS também oferece serviços de assistência jurídica, psicológica e à saúde para as mulheres. E para garantir que toda a família possa aproveitar o dia, haverá uma área infantil dedicada. “Nosso objetivo é iniciar diálogos cruciais sobre igualdade de gênero e direitos, capacitando as mulheres a liderarem mudanças significativas”, destaca Rodrigues.

A complexidade de integrar diversas atividades e garantir recursos para atendimento especializado é um dos desafios, mas, segundo Rodrigues, a organização bem-sucedida do evento é um dos maiores triunfos: “Conseguimos unir todas as propostas de maneira harmônica e eficaz”.

Trajetória de inclusão social

O Instituto Cultural Chinelo de Couro tem um histórico de ações em comunidades carentes, não só em São Sebastião, mas também em localidades como Estrutural e Planaltina. Entre os projetos de destaque estão a tradicional “Via Sacra de São Sebastião” e a “Quadrilha Junina Chinelo de Couro”, que promovem a inclusão cultural e social. “Nosso trabalho é oferecer às comunidades vulneráveis o acesso à cultura e oportunidades de desenvolvimento comunitário”, afirma Rodrigues.

A força de Carliane Alves no palco do MARIAS

Com 27 anos de carreira, Carliane Alves, natural do Nordeste e radicada em Brasília, é uma das artistas mais autênticas da cena local. “Participar do Projeto MARIAS é uma honra e reflete minha trajetória e compromisso com causas sociais importantes”, diz a cantora. Ela também celebra a conexão com o público de São Sebastião: “Esse lugar me acolheu de forma calorosa, e muitos moradores compartilham minhas raízes nordestinas, o que fortalece ainda mais nosso vínculo”.

dança chicarimbó crédito direção da escola chicão
Dança Chicarimbó. Crédito: Direção da Escola Chicão

Carliane se prepara para levar ao palco uma mensagem de força e união, usando sua música para inspirar mulheres. “A música tem um poder transformador, e quero usá-la para sensibilizar e motivar as mulheres a nunca desistirem, por mais difíceis que sejam os desafios.”

Transformação e expansão do Projeto MARIAS

O sucesso do evento em São Sebastião pode ser apenas o começo. “Já temos planos de expandir para outras regiões”, revela Rodrigues, destacando áreas como o Café Sem Troco. Para ele, o Projeto MARIAS marca um divisor de águas não só para as mulheres, mas para toda a comunidade: “Será um dia repleto de atividades transformadoras, que promovem capacitação e assistência social”.

Combinando cultura e apoio especializado, o evento busca gerar impacto real, não apenas nas mulheres, mas em toda a sociedade. O Projeto MARIAS surge como uma das iniciativas mais promissoras no cenário social e cultural, com o potencial de expandir sua mensagem transformadora por todo o Distrito Federal.

Projeto MARIAS
Sábado (11/01), a partir das 13h, na Arena Top Show (Condomínio Res. Vitória, Av. Principal – São Sebastião/DF). Entrada franca.

amigos da viola creditos marcello cândido
Amigos da Viola. Crédito: Marcello Cândido

Atrações artísticas:

• Júlia e Gaby Viola
• Carliane Alves
• Amigos da Viola
• DJ Lucas Durães
• Edilaine A Patroa

Espaços para toda a família:
• Área kids
• Atendimento especializado para mulheres
• Palestras inspiradoras
• Feira de artesanato local
• Sorteio de brindes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.